Eletricidade limpa

A empresa americana Bloom Energy, sediada no vale do Silício, na Califórnia, desenvolveu um gerador de energia elétrica que funciona tanto com combustíveis fósseis (gás natural e metano) quanto com renováveis (etanol e biodiesel), porém sem queimá-los, assim como fazem os geradores convencionais.

O equipamento, constituído por uma célula à combustível, gera energia com o oxigênio do ar e o hidrogênio dos combustíveis, reduzindo a emissão de poluentes entre 40% e 100%. Sua célula, semelhante a de uma bateria, emprega um condutor de eletricidade (eletrólito), intercalado entre 2 placas (cátodo e ânodo). A eletricidade é gerada pela quebra das moléculas de hidrogênio e oxigênio, onde ocorre a separação dos elétrons.

 

 

Placas condutoras da célula

O processo de funcionamento dessas células já era conhecido há muito tempo. A empresa inovou por conseguir fabricá-las com materiais mais baratos, além de possibilitar o uso de uma larga variedade de combustíveis.

Com 100 quilowatts (kW) de potência, 5 metros (m) de largura, 2 m de altura e 2 m de comprimento, o gerador já é uma aposta para empresas como Google, Coca-Cola, Walmart dentre outros que querem eletricidade independente de uma linha de transmissão convencional.

Fonte: Revista Fapesp

Seja o primeiro a comentar