Utilização de cobertura plástica no cultivo de videiras

Em experimento realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, averiguou-se o resultado do cultivo de videiras quando submetidas a uma cobertura de plástico impermeável.

Para efeito de resultado, foram analisados diversos aspectos produtivos, como: produção por planta e por hectare, o número de cachos por planta e por metro quadrado, a massa e comprimento dos cachos, o número de bagas por cacho, e a relação entre massa de película e massa de polpa – dentre outros.

Assim, o experimento consistiu em comparar os resultados produtivos de duas áreas do vinhedo – uma com a cobertura do plástico impermeável e a outra sem cobertura (cultivo convencional).

A utilização da cobertura plástica nos cultivos de uva já é utilizada por alguns produtores, porém sofre certos preconceitos por, anteriormente, ainda não terem sido averiguados os efeitos da utilização dessa técnica.

O resultado do trabalho feito indicou que, como esperado, a utilização da cobertura altera o microclima dos vinhedos em diversos aspectos como: temperatura, umidade relativa do ar, velocidade dos ventos, radiação, entre outros.

Dessa forma, os resultados amostrados indicaram que o novo microclima proporcionado pelo emprego da cobertura de plástico favoreceu o cultivo de uva, possibilitando aumento na produtividade, favorecendo a estabilidade da produção e não afetando a relação entre massa de casca e massa de polpa das bagas – resultado que desmistificou cientificamente certos preconceitos anteriores referentes à técnica da cobertura de plástico impermeável para cultivos de uva.

Yield potential of grapevine cultivated under plastic cover.

Seja o primeiro a comentar