TI Verde: Conceitos e práticas

Conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento econômico são recorrentes e se inserem em todos os segmentos da sociedade. Assim como outras atividades humanas, a Tecnologia da Informação também provoca impactos no meio ambiente, tanto pela demanda de energia elétrica, quanto pelo de fabricação do hardware.

O mundo corporativo começa a adotar e, principalmente, criar ações para atender as necessidades de um negócio sustentável. Um bom exemplo é o Índice de Sustentabilidade Empresarial, ferramenta de análise comparativa de empresas sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, com base na eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.

Tais fatores impulsionam a adoção das ações propostas como TI Verde. As empresas com os melhores índices, possuem vantagens econômicas como facilidade de créditos e uma melhor imagem frente à sociedade, impulsionando as ações de marketing.

Segundo pesquisa realizada pela Symantec Corp® a TI Verde tornou-se essencial e faz parte do planejamento das empresas. Os dados revelam que 45% dos executivos entrevistados adotam iniciativas em termos de TI Verde implementadas, principalmente para a redução do consumo energético e custos de resfriamento de equipamentos.

A importância para os negócios, sociedade e futuro do planeta faz com que a TI Verde ganhe cada vez mais espaço e destaque para a comunidade técnica (profissionais de TI) que, através de pesquisa e desenvolvimento, atuarão diretamente no sucesso e na inovação tecnológica que auxilie o desenvolvimento sustentável.

As práticas de TI Verde podem ser divididas em três níveis:

– TI Verde de incrementação tática;
– TI Verde Estratégico;
– Deep  IT (TI Verde “a fundo”).

Para conhecê-los melhor, acesse TI Verde: conceitos e práticas (Fonte: Guia do Hardware)

Para saber mais sobre o assunto, leia o artigo TI Verde, de Eliane Ferreira Cascaes, Engenheira da Computação da Esteio Engenharia e Aerolevantamentos.

Fonte: Sebrae.

Seja o primeiro a comentar