Indução eletromagnética monitora concentração de nitrogênio no solo

Com um medidor de geocondutividade eletromagnética presa ao seu veículo, o engenheiro agrícola Roger Eigenberg puxa um trenó para medir a concetração de nitrogênio do solo.

O pesquisador Roger A. Eigenberg, do Serviço de Pesquisas Agrícolas dos Estados Unidos (ARS), desenvolveu uma técnica para monitorar a quantidade de nutrientes presentes no solo, dentre eles o nitrogênio, utilizando um campo eletromagnético induzido por meio da condutividade elétrica do solo. É necessário que se faça a análise do solo periodicamente, o que demanda elevados custos para grandes extensões rurais. Pelo novo método os custos seriam reduzidos, além de garantir uma maior facilidade ao produtor.

Pelo método tradicional, o monitoramento da concentração de nutrientes no solo exige a coleta e análise em laboratório de uma série de amostras, nem sempre suficientes para a construção de um mapa com o nível de detalhamento conseguido com a nova tecnologia.

 O pesquisador comparou áreas com e sem coberta vegetal em campos com adição de adubos. Ele verificou que a indução eletromagnética pode ser utilizada para monitorar os efeitos da safrinha na disposição de nutrietes presentes no solo, pois as mudanças na condutividade verificadas pelo equipamento correspondem à assimilação destes pelas plantas durante sua fase de crescimento.

A pesquisa foi publicada no exemplar da revista Agricultural Research – set/2004.

Seja o primeiro a comentar