15ª Jornada de Atualização em Agricultura de Precisão – Piracicaba, SP – 29 de novembro à 03 de dezembro de 2010

Agricultura de Precisão tende a deixar de ser um tema complicado e misterioso para ser uma necessidade do profissional para poder interagir com os seus pares. Mais do que isso, passa a ser uma requisição do cliente, que deseja incorporar técnicas de Agricultura de Precisão no seu empreendimento. O domínio das ferramentas envolvidas requer certa dedicação, mas oferece ao profissional um novo horizonte que lhe permite agregar técnicas gerenciais inovadoras e incorpora um novo valor ao seu conhecimento e aos serviços que presta. A ESALQ/USP tem se destacado na pesquisa, ensino e extensão nessa área e esse curso é mais uma das ações que visam difundir o tema, tratando-o de uma forma técnica e abrangente, porém sem lhe conferir complexidade desnecessária para os usuários.

Local: ESALQ/USP, Piracicaba, SP

Realização: Departamento de Engenharia Rural, ESALQ/USP

Instrutor: Prof. J. P. MOLIN

Público alvo: profissionais, de preferência com formação em nível superior (consultores, técnicos, produtores) e que atuem em sistemas de produção agropecuários e florestais.

Objetivo: Apresentar e discutir os conceitos de Agricultura de Precisão como um conjunto de técnicas que permitem o gerenciamento das lavouras considerando sua variabilidade espacial, envolvendo o planejamento, a coleta de dados, a geração de mapas e recomendações e a aplicação localizada de insumos, bem como abordar as recentes inovações associadas ao tema.

Programa:

  • Introdução à agricultura de precisão: conceituação, recentes desenvolvimentos ao nível mundial, atividades econômicas envolvidas e novas tendências.
  • Sistemas de posicionamento: “Global Positioning System” (GPS), outros sistemas de posicionamento, composição dos sistemas, fontes de erro, receptores, métodos de correção diferencial, utilização de receptores de navegação em aplicações agrícolas, programas computacionais para conexão, carga e descarga de dados.
  • Sensoriamento direto e remoto: estado da arte em sensores diretos, sensoriamento remoto e suas aplicações para avaliar a variabilidade em lavouras.
  • Monitoramento da variabilidade espacial de atributos do solo: amostragem para a análise de características físicas e químicas do solo, métodos de amostragem, conceitos básicos de geoestatística para modelagem da variabilidade espacial, outros parâmetros de interesse.
  • Mapeamento da produtividade das culturas: equipamentos, sensores para fluxo e umidade de grãos, calibração, mapas de produtividade de cereais, monitoramento de produtividade de outras culturas.
  • Sistemas de aquisição e processamento de dados utilizando microcomputadores portáteis e programas dedicados.
  • Sistemas de Informação Geográfica – SIG: definições, SIG para agricultura de precisão, análise e organização de dados em mapas.
  • Aplicação localizada de insumos: análise de dados e tomada de decisões, estratégias de ação, modos de operação, equipamentos.
  • Utilização de GPS na agricultura: uso de GPS como guia para aeronaves agrícolas e aplicações terrestres em faixas, equipamentos, sistemas de esterçamento autônomo (piloto automático).

Carga horária: 50 h (aulas em sala, exercícios e atividades de campo)

Horário: O conteúdo da jornada AP é extenso e a carga horária é compatível. No entanto exige dedicação, pois as aulas da jornada AP serão das 07:30 às 19:00, de segunda a sexta-feira, com intervalos limitados para lanche e almoço.

Material: É fornecido material impresso (livro) e cópia de todos os conteúdos apresentados em CD.

Inscrições: FEALQ, fone (19) 3417 6604 ou http://www.fealq.org.br/

Seja o primeiro a comentar