Engenharia de Biossistemas no espaço

A 17ª missão para a Estação Espacial Internacional, em abril de 2008, levou em sua tripulação uma engenheira de biossistemas ao espaço. A sul coreana  So-Yeon Yi, formada pela Universidade de Kaist, foi a primeira astronalta a participar do programa internacional por seu país.

Durante a missão a cosmonauta realizou diversas experiências científicas para o Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coréia do Sul (KARI). Dentre elas, observou o comportamento de moscas em microgravidade, além de experimentos envolvendo o crescimento de plantas.

O curso de Engenharia de Biossistemas oferecido pela Universidade de Kaist é voltada para a área humana, embora mantêm-se uma linha de pesquisa em assuntos vegetais. O Bio and Brain Engeneering, departamento que oferece o curso de Engenharia de Biossistemas, embarca num novo domínio do conhecimento, envolvendo Bio/Neuroinformática, Bioeletrônica, Bioimagens, Nanotecnologia e Engenharia Neural. Sua linha de pesquisa tem sido adotada por diversas universidades pelo mundo, dentre elas a de Berkley (1998), Stanford (2002) e MIT (2006).

Notícia enviada por Léo Magalhães.

Saiba mais: Department of Bio e Brain Engineering – Universidade de Kaist

Fonte: Science & Nature – Monsters and Critics

1 Comentário

1. Que interessante! Isso só mostra com o “bio-” em “biossistemas” é amplo e pode incluir qualquer forma de vida, inclusive a nossa (humana), nos estudos de aplicação dos princípios de Engenharia. Poderiam falar mais sobre Engenharia Neural, achei interessante.