Sustentabilidade no cotidiano

Garrafa Pet derivada da cana 

Desde o primeiro semestre de 2010 circulam em seis capitais brasileiras garrafas pet de coca-cola empregando o conceito de embalagem sustentável. Conhecida como PlantBottle, a garrafa usa 30% de etanol proveniente da cana-de-açúcar em substituição de parte do petróleo no processo de fabricação. 

Além de reduzir em até 25% as emissões de CO2, a nova embalagem é 100% reciclável. O desenvolvimento da tecnologia demorou dois anos e foi liderado pela Coca-Cola Brasil ®, que nos últimos anos aderiu a programas que visam reduzir impactos relacionados à cadeia de produção e processamento da cana-de-açúcar e outros suprimentos agrícolas. 

Pneus mais sustentáveis 

Substituição da borracha sintética.

Na produção de pneus automotivos são empregados cerca de 70% de borracha sintética e outros materiais derivados do petróleo, além de tecidos, metais e borracha natural do látex, que compõem o restante da matéria-prima. 

A fabricante de pneus GoodYear e a empresa de biotecnologia Genencor anunciaram o desenvolvimento de uma substância, o bioisopreno, a partir de açúcares encontrados na cana-de-açúcar, milho e outras biomassas, que substituirá parte dos derivados do petróleo na síntese da borracha sintética. 

Os novos pneus deverão ser produzidos dentro de 5 anos. 

Robô movido à matéria orgânica  

EcoBot - robô ecológico.

 Pesquisadores britânicos desenvolveram o primeiro robô capaz de se alimentar de biomassa. Batizado como “Ecobot”, funcionou sem a intervenção humana durante 1 semana inteira. Utiliza 48 células de combustível microbiótico, que obtém energia pela quebra do alimento feita pelas bactérias e extrai os elétrons do processo metabólico para alimentar os circuitos de baixa energia.

O robozinho não emite CO2 e o aproveitamento dos resíduos ainda é baixo – apenas 1% da matéria é decomposta. Seus criadores garantem que os próximos EcoBots poderão aproveitar melhor os alimentos.

Seja o primeiro a comentar