Utilização de robôs para colheita de frutos

Os avanços da robótica no meio rural têm sido cada vez mais constantes e necessários para o aumento da produção de alimentos. A alta tecnologia não é nenhuma desconhecida dos fazendeiros e da atividade agrícola, que já contam, dentre tantas possibilidades, com sistemas de adubação e aplicação de defensivos orientados automaticamente por GPS. É a chamada agricultura de precisão.

Interessados em mais praticidade, produtores norte-americanos resolveram contratar a Vision Robotics para implantar um robô que colhesse frutas, como laranja, maçã e peras. Os engenheiros responsáveis pelo projeto dividiram a tarefa da colheita de frutas entre dois robôs: o primeiro possui um sistema de visão artificial que rastreia toda a plantação, construindo um mapa 3-D da localização e do tamanho de cada fruto. A seguir ele calcula a melhor ordem para que elas possam ser colhidas. A informação é enviada para o segundo robô, dotado de oito braços. Trabalhando de forma coordenada, os braços nunca se cruzam, otimizando a tarefa de pegar todas os frutos previstos.

Os engenheiros subdividiram a tarefa da colheita de frutas entre dois robôs: o primeiro localiza todas as frutas a serem colhidas e o segundo coleta cada uma delas.

Depois que o mapa 3-D estiver pronto, na forma de uma imagem digital na memória do robô, o programa deverá começar seu trabalho, respondendo a algumas perguntas cruciais – Qual é o tamanho de cada fruto? De que cor ele é? Há pontos escuros nele? A resposta a todas estas perguntas determina se cada fruto atende aos parâmetros estabelecidos e se ela deve ou não ser colhido. A seguir, um algoritmo extremamente otimizado determina a ordem em que os oito braços do robô-colhedor deverão ser acionados para pegar todos os frutos ótimas no menor período de tempo.

Fonte: Inovação Tecnológica.

1 Comentário

  1. Esse assunto apresentado pelo Matheus é muito interessante mesmo para a área de Engenharia de Biossistemas.
    Em uma conferencia realizada em Ribeirão Preto um pesquisador apresentou as perspectivas futuras para o agronegócio, entre elas está a utilização cada vez maior de rôbos na agricultura. Inclusive de micro e nano rôbos. Com certeza é um assunto a ser tratado mais vezes aqui no portal.