Sistema de microaspersão com microtubos

Fonte: Agência USP

A produtividade agrícola depende de diversos fatores, dentre eles da disponibilidade de água. Para que não hajam aplicações em demasia ou falta de irrigação, um sistema de irrigação deve ser bem posicionado e passar por uma rotina de manutenção. Assim não serão prejudicados a produtividade e o produtor.

A irrigação localizada é um tipo de irrigação em que a água é aplicada diretamente sobre o sistema radicular, em pequena intensidade e alta frequência, mantendo a umidade próxima do ideal.

A tecnologia desenvolvida pela USP permite a utilização de microtubos, emissor amplamente utilizado na irrigação por gotejamento devido à sua simplicidade e baixo custo. O comprimento do microtubo é determinado por um software e após ser cortado é conectado a um novo modelo de anteparo que conjuga as funções de fixação e espalhamento do fluxo de água incidente.

Diferencial

Essa tecnologia apresenta maior eficiencia na distribuição, dificuldade de entupimento, fácil identificação de dispositivos entupidos, melhor adaptação à cultura de citrus, banana, manga entre outras frutíferas. Entre outros fatores positivos estão a indicação para solos mais impermeáveis, uniformidade de vazão, independencia de produtos importados e baixo custo, e principalmente a economia de água, fertilizantes e energia. A patente da invenção aguarda aprovação do INPI.

Fonte: Agência USP de inovação.

Maiores informações: ddias@usp.br

2 Comentário

  1. Em “Outros fatores positivos é a indicação para solos mais impermeáveis (…)”, acho que esse “é” deveria ser um “são”: (…) fatores são indicação (…), uniformidade (…), independência (…).

  2. Opa! Falha minha… valeu Thiago…O erro ocorreu na transcrição do texto original para um formato mais reduzido…