Publicações recentes do departamento de Engenharia de Biossistemas/ESALQ

DEFINIÇÃO DO POSICIONAMENTO DE SENSORES PARA MONITORAMENTO DA ÁGUA NO SOLO EM BANANEIRA IRRIGADA POR DIFERENTES SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADA

O uso eficiente da água na irrigação localizada dependerá, além de outros fatores, também do correto monitoramento da água no solo. Este trabalho teve como objetivo caracterizar as zonas efetivas de comprimento de raízes e de extração de água, bem como indicar ocorreto posicionamento de sensores de água no solo para o manejo da irrigação por gotejamento na bananeira em fase de produção.

METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE RECEPTOR DE GPS DE USO AGRÍCOLA EM CONDIÇÃO CINEMÁTICA

São inúmeras as aplicações das tecnologias do GNSS (Global Navigation Satellite System), sendo o sistema mais utilizado o GPS (Global Positioning System). Em aplicações agrícolas, há a necessidade de posicionamento estático e cinemático, com demandas de distintos níveis de precisão. No entanto, os usuários carecem de informação quanto ao desempenho cinemático de receptores GNSS, sendo disponibilizados apenas dados de desempenho estático. Por essa razão desenvolveu-se um veículo instrumentado para testar metodologia de avaliação do desempenho de receptores GNSS em movimento, visando a representar operações agrícolas.

PROPOSTA DE UM SISTEMA DE MEDIÇÃO DE DESEMPENHO APLICADO À MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA

A mecanização tem um forte impacto na composição dos custos de produção, e conhecer o seu desempenho é primordial para o sucesso de empresa agrícola. A importância que as medidas de desempenho têm no auxílio à gestão e o que a mecanização representa para os custos de produção justificaram o desenvolvimento deste trabalho, que tem como objetivo propor um sistema de medição de desempenho integrado para dar suporte à gestão da mecanização agrícola.

Seja o primeiro a comentar