Genes associados ao conteúdo de sacarose

O Brasil é o maior produtor de cana-de-açucar no mundo, destacando-se o estado de São Paulo. A sacarose presente na cana é o principal produto para a produção de açucar e do etanol, por isso tecnologias que aumentem seu teor possuem alto valor econômico e ambiental. Pois assim pode-se aumentar a produção sem a necessidade de se aumentar a área plantada.

Uma nova tecnologia desenvolvida por pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) foca no desenvolvimento, a partir da biotecnologia moderna, de novas variedades de cana-de-açucar com elevada concentração de sacarose. O diferencial da nova tecnologia está no fato de que ela compreende 373 genes relacionados à produção de sacarose em diversas espécies de cana. Esses genes são uma importante ferramenta para o desenvolvimento de novas variedades.

Assim a manipulação desses genes através da biotecnologia possibilita o desenvolvimento de novas variedades agronomicamentes superiores em um menor tempo se comparado aos métodos tradicionais de melhoramento vegetal.

Fonte: Agência USP de Inovação Tecnológica.

Saiba mais sobre o assunto de melhoramento genético da cana-de-açucar:

http://www.cca.ufscar.br/espacobiotec/pesquisa3.htm

http://iac.weblevel.com.br/

http://www.revistaopinioes.com.br/aa/edicao_materias.php?id=26

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=codigo-genetico-cana-acucar-comeca-decifrado&id=020175090731

Seja o primeiro a comentar