Integração de bancos de dados e softwares no agronegócio para prevenção de doenças

Uma pesquisa coordenada pelo Departamento de  engenharia de Computação  e Sistemas Digitais – USP,  procura desenvolver softwares e hardwares para previsão e modelagem da ocorrência de pragas e doenças. Com isso eles esperam tornar mais precisa a defesa das plantações.

Essa pesquisa é desenvolvida no Laboratório de Automação Agrícola (LAA), da Escola Politécnica da USP. O Laboratório de Automação Agrícola é formado por uma equipe multidisciplinar que tem como objetivo desenvolver e aplicar Tecnologia da Informação (TI) ao Agronegócio.

O LAA desenvolve novos hardwares (sensores, máquinas) e softwares; entre outras ferramentas de TI que são aplicadas no agronegócio. Além disso, o grupo tem grande experiência com polinizadores, sendo que já desenvolveram diversos programas para monitoramento e análise do comportamento de abelhas. Neste caso em específico o grupo vem trabalhando em parceria com diversos grupos, inclusive com a Organização de Agricultura e Alimentação (FAO) das Nações Unidas (ONU). Estes estudos visam entender a biologia para ajudar na produção de culturas que dependem de agentes polinizadores.

A estrutura matemática da plataforma desenvolvida tem diversas aplicações, tais como:

1. Integração dos bancos de dados. Pois, ao longo da cadeia produtiva os diversos elos (produtor, processador etc.) possuem diferentes padrões de bancos de dados. Esta plataforma integra os diferentes programas para disponibilizar todos os dados em apenas uma interface.

2. Integração de softwares de apoio à decisão e base de dados econômicos. Eles fornecem informações em tempo real do mercado para amparar decisões baseadas também em aspectos econômicos.

3. Previsão do comportamento de insetos através da modelagem de distribuição espacial, dados climáticos e de comportamento dos insetos.

Diferenciais

Um dos diferenciais dessa pesquisa são as informações de microclima, fornecidos através de uma rede sem fio. Cada sensor envia sua informação (Temperatura, umidade etc.) em tempo real para um computador central que terá à sua disposição informações metereológicas e climatológicas precisas em locais escolhidos naquela área, fornecendo dados sobre as condições reais em cada área plantada.

Benefícios

O grande benefício reside em uma melhor previsão e modelagem de ocorrência de doenças e pragas. Além da coleta de informações pontuais de cada local – solo, folha, sob e sobre o plástico em plantações cobertas. Dando um suporte às decisões tomadas pelos agricultores e prevendo antecipadamente a ocorrência de doenças nas lavouras. Esse projeto conta também com a participação da UNICAMP.

Fonte: www.inovadefesa.com.br

Saiba mais em: http://www.pcs.usp.br/~laa/html/pagina.php?p=apresentacao