Empregos “verdes”

Foi aprovado na câmara municipal de São Paulo o projeto de lei proposto pelo vereador José Luiz Penna, afiliado ao PV, para promover e incentivar a geração de empregos “verdes” na cidade, através de parcerias com o setor privado.

Segundo estudos levantados por sua equipe, a cidade de São Paulo tem um enorme potencial para geração de empregos que possam beneficiar o meio ambiente em setores como o de reciclagem, serviços e indústria. No interior, essa característica é encontrada em setores vinculados à agroindústria, como na geração de biocombustíveis, no setor florestal e de energias renováveis.

Estimativas da Organização Mundial do Trabalho prevêem a criação de 2 bilhões dos chamados empregos “verdes” até 2050, à medida que empresas adotam políticas econômicas de baixo carbono. Essa tendência tem sido verificada tanto nas universidades, através da criação/adaptação de seus cursos e estudos, quanto por parte dos empregadores, que tomam maior consciência socioambiental.

Para Karina de Souza, sócia da empresa que fundou o site “Green Jobs” (traduzido como empregos verdes), a demanda por profissionais capacitados é alta. Em seu site, empresas divulgam as mais diversas vagas disponíveis ligadas à sustentabilidade, dentre elas: gestores ambientais, engenheiros, biólogos, administradores, etc.

No entanto, especialistas indicam que essas mudanças não ocorrerão sozinhas, sendo necessária a ajuda do governo para políticas públicas integradas.

Veja o projeto de lei:

http://vereadorpenna.com.br/2009/11/substitutivo-do-pl-49309-obriga-a-contratacao-de-profissional-com-formacao-em-meio-ambiente.html

Seja o primeiro a comentar