Geração de energia elétrica pelo calor corporal

"Esta é uma tecnologia antiga, que está sendo usada de uma maneira nova. A única diferença aqui é que temos compartilhado a energia entre dois edifícios diferentes", afirma um dos criadores.

Muito tem se discutido sobre o aumento do consumo energético, mudança das matrizes, impactos, etc, e as soluções criativas para reduzir os gastos e aproveitar os recursos disponíveis estão sendo explorados por várias empresas. Os engenheiros da Jernhusen, companhia que detém a estação central de metrô de Estocolmo (Suécia), descobriram uma nova maneira de capturar e utilizar o calor humano para produzir energia.

O plano consiste em capturar o calor gerado pelas pessoas por meio de receptores instalados por toda a estação. Os engenheiros utilizam trocadores de calor no sistema de ventilação para transferir o excesso de calor do ambiente para certa quantidade de água e depois bombeá-la para um prédio de escritórios anexados à estação, fornecendo-lhe um aquecimento eficaz e ambientalmente correto. O processo pode reduzir o custo energético do edifício em até 25%.

Esta solução criativa de Jernhusen nos lembra que há muitas fontes disponíveis de energia que podem reduzir os custos e reduzir os impactos ambientais. Esse modelo pode ser utilizado também em instalações que envolvam o confinamento de animais, por exemplo. O processo pode ser potencializado de modo que a energia final seja incluída em algum processo de rotina ou mesmo para o aproveitamento do sistema de aquecimento/refrigeração.

A obra no metrô custará 1 bilhão de euros e tem conclusão prevista para junho de 2012.

Fonte: Olhar Digital – Uol

Seja o primeiro a comentar