Etanol a partir de cascas de eucalipto

Em estudo realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo, demonstrou-se a viabilidade do uso das cascas de eucalipto – comumente descartadas pela indústria de papel e celulose – com a finalidade de obter-se etanol.

As fases do processo empregado à casca de eucalipto para obtenção do etanol são semelhantes as já utilizadas com a cana-de-açúcar. Para maximizar a produção de etanol, a casca deve ser usada logo após o corte – momento em que a concentração de açúcares solúveis encontrada é de 20%, reduzindo-se com o tempo.

O montante de cascas gerado em plantações de eucalipto é da ordem de 20 toneladas de cascas para cada hectare da plantação. Observa-se que o processo atual permite transformar cada tonelada de cascas em 100 litros de etanol (valor que poderá ser dobrado, segundo a previsão dos pesquisadores, utilizando-se o processo de pré-tratamento por hidrólise).

Fonte: Revista Pesquisa FAPESP, nº180, fevereiro de 2011.

Seja o primeiro a comentar