Utilização de Glicerina em ração suína

Em recente publicação feita por pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, indicou-se a possibilidade da inclusão de até 15% de glicerina na ração convencional de porcos – sem indícios de alteração no desempenho do rebanho ou na qualidade da carne.

Atualmente a glicerina é empregada no processo produtivo de diversos produtos comerciais, como: detergentes, resinas, cosméticos, fármacos, entre outras aplicações.

A glicerina é um líquido viscoso e incolor, sendo um subproduto obtido no processo de obtenção de certos biocombustíveis (como o biodiesel). Visto que sua produção esta na proporção de 1:10 em relação ao biodiesel – isto é, para cada 100 litros de biodiesel produzido também são produzidos 10 litros de glicerina – tornou-se um produto com excesso de oferta no mercado.

Logo, a utilização de glicerina na ração dos porcos permite redução considerável nos gastos com a alimentação do rebanho, observando-se que a pesquisa indicou que o desempenho apresentado pelos animais sujeitos a essa dieta equipara-se aos resultados obtidos com a alimentação convencional à base de milho e soja. Conclusão feita após a avaliação padrão da digestibilidade dos porcos.

Fonte:

Revista Pesquisa FAPESP, nº180, fevereiro de 2011.

University of Illinois study confirms glycerin as a feasible feedstuff for swine.

Seja o primeiro a comentar