Projeto de nuvem artificial

Ao ser anunciada como a sede da Copa do mundo FIFA de 2022, o Qatar encontrou um grande dilema quanto a seu clima – isto porque as temperaturas chegam a 49°C e dificilmente ficam abaixo de 29°C.

Em meio a essa preocupação da FIFA e outros órgãos internacionais, pesquisadores e cientistas da Universidade do Qatar apresentaram um projeto de nuvem artificial – sendo controlada por controle remoto, com o objetivo de proteger os estádios de futebol do país contra os raios solares.

A “nuvem” utilizará painéis solares para gerar sua própria energia, sendo construída de uma liga de carbono leve e resistente, flutuando no céu com ajuda de gás hélio.

Calcula-se que construir o primeiro aparelho será preciso um investimento em torno de US$ 500 mil, mas o custo poderá ser menor se mais “nuvens” forem produzidas em grande escala.

Segue abaixo um link contendo a animação feita pelos pesquisadores do Departamento de Engenharia Industrial da universidade, mostrando o funcionamento previsto do aparelho.

Fonte: The Peninsula Qatar