Atuações do Engenheiro de Biossistemas: Análise de Imagens

Ultimamente tem crescido a utilização da análise de imagens, em diversos setores produtivos, como ferramenta para otimizar processos e prevenir erros. A mais clássica utilização é a realizada pela medicina; imagens geradas por Raio-X, PET-Scan, Tomografia computadorizada são utilizadas há muitos anos para facilitar o diagnóstico de doenças e facilitar processos de tratamento e cirurgia.

Mas essas ferramentas hoje se expandiram para os mais diversos setores como a Engenharia Civil, Engenharia de Manutenção, Zootecnia, Oceanografia e muito outras. Sendo utilizada para monitorar fissuras em estruturas, a temperatura dos oceanos, inflamações em animais e o comportamento deles de acordo com a Temperatura e umidade.

No campo da Engenharia de Biossistemas a Análise de Imagens pode ser aplicada em diversas formas como: análise de solo por imagens geradas por satélite, prevenção de doenças em animais, análise de temperatura em ambientes, análise de safras. Nessa área é interessante não apenas o desenvolvimento de equipamentos para captação das imagens (como sensores ópticos, lentes de recepção) bem como também o desenvolvimento de softwares para análise e interpretação das imagens captadas. Esses softwares, conhecidos como Especialistas, tem que possuir a capacidade de interpretar eventos como um Engenheiro faria pessoalmente. Mas claro que de maneira mais rápida e minimizando erros de interpretação.

No curso de Engenharia de Biossistemas haverá uma matéria específica para esse tema: Análise de Imagens em Biossistemas. Além disso esse Engenheiro poderá: desenvolver sistemas de análise ( Algoritmos e Programação, Sistemas Digitais, Processamento de Sinais), desenvolver equipamentos de captação (Máquinas Agrícolas, Eletrônica) e aplicar essa tecnologia a análise específicas (Zootenia e Agricultura de Precisão, Bioclimatologia, Grandes Cultivos).

Exemplo de análise de imagens: Área afetada pelos deslizamentos no Rio de Janeiro.Análise pode previnir acidentes como esse gerando alertas sobre áreas com risco de erosão e enxurradas.

Leia Também: Softwares Gratuitos

1 Comentário

  1. Qual seria a linguagem de programação utilizada pelos engenheiros nestes programas? (c++, C# , Visual , C )