Segurança alimentar

A preocupação com a segurança alimentar é universal, tornando-se mais preponderante a partir do momento em que as necessidades básicas de cada população tenham sido atendidas. Assim, entende-se que se o fator quantidade (oferta de alimentos) foi suprido, fazendo com que o fator qualidade seja cada vez mais observado e os respectivos controles se tornem mais rigorosos.

Essa realidade abrange os países desenvolvidos, grandes importadores de alimentos.

Como o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores mundiais de alimentos, a adoção de medidas de controle de qualidade e segurança alimentar tem se tornado primordial e vital para a competitividade, sendo decisivo para a sobrevivência da nossa agropecuária, em toda a extensão da sua cadeia produtiva. No que concerne à produção animal, diversos sistemas de controle de qualidade têm sido implementados pelas indústrias. Algumas companhias têm adotado uma gestão de qualidade que abrange além do controle e da garantia, conceitos gerais de qualidade, segurança alimentar, saúde do consumidor, preservação do ambiente e políticas de educação e desenvolvimento sustentável.

Em todos os sistemas de busca de qualidade são emitidos certificados como: certificação de frigorífico sob inspeção federal, certificação pela série ISO 9000, certificação de rastreabilidade (SISBOV), de HACCP (BELAVER 2004).

Segundo levantamentos, de 4 a 5 milhões de pessoas possuem níveis inadequados de ferro – mineral fundamental para a saúde de mulheres, grávidas, lactantes e para o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças. Assim como a proteína animal, que por sua vez é um nutriente importantíssimo no desenvolvimento dos seres humanos, entre outros, disponíveis no leite, na carne, em ovos e alimentos de origem vegetal. Talvez um dos principais paradigmas atuais recaia sobre a gordura animal, muitas vezes atribuída como vilã para a saúde humana. O que configura um alimento seguro e saudável são, basicamente, produtos oriundos de criações que atendem o bem estar animal e a produção agrícola sustentável.

Seja o primeiro a comentar