Cana-de-açúcar ajuda a resfriar a Terra

Pesquisadores norte-americanos descobriram outra boa função da cana-de-açúcar. Elemento-chave na produção de etanol e outros biocombustíveis, a novidade é que a planta também é um ótimo aliado no combate ao aquecimento global.

De acordo com a reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, o efeito só é possível graças a ação de dois fatores “os canaviais conseguem refletir com sucesso uma boa parcela da luz solar, o que já ajuda a não acumular calor”. Tal efeito é potencializado pelo líquido que sai da planta, muito semelhante ao suor. A cana transpira alta quantidade de água que é retirada do solo e volta ao ambiente. O processo de condensação resfria o ar.

Mas atenção: não saia por aí destruindo árvores e florestas. Segundo pesquisa publicada na revista Nature Climate Change, a cana não substitui a mata nativa. Os resultados só são positivos se comparados com áreas que já foram desmatadas e são usadas para pasto e plantação de soja. “Em ambientes onde a segurança alimentar não esteja ameaçada, a conversão de lavouras e pastos em canaviais leva a um significativo esfriamento local, enquanto a substituição da vegetação nativa pela plantação de cana provoca um aquecimento local”, destacou o estudo.

O cerrado do Brasil serviu como objeto de estudo dos pesquisadores, que não contavam com brasileiros no grupo. Foram centenas de imagens de satélite de quase 2 milhões de quilômetros quadrados analisados. “Em média, o desmatamento para criação de gado e plantação de soja aumentou em 1,5º celsius a temperatura normal do entorno. Quando essas culturas foram substituídas pela cana, a temperatura voltou a cair em média 0,93º”, concluiu o estudo.

Fonte texto e imagem: Greenvana

Seja o primeiro a comentar