Atuações do Engenheiro de Biossistemas: Pós-Colheita

Na última Agrishow, realizada em Ribeirão Preto e que teve seu ultima dia de exposições sexta-feira (6 de Maio), a Embrapa Instrumentação Agrícola apresentou diversas novidades em seus estandes. Como o Wiltmeter.

Wiltmeter – A Embrapa Instrumentação  vem trabalhando na melhoria do processo de pós-colheita e tem desenvolvido pesquisas na mensuração de danos físicos e qualidade na cadeia produtiva.  Para isso, o pesquisador Adonai Gimenez Calbo desenvolveu o equipamento Wiltmeter  para medição da turgescência de folhosas, ou seja, para medir a firmeza, a murcha das folhas. A turgescência das folhas é fator primordial de qualidade relacionado ao conteúdo de água e prejudicado pela perda dela. Essa medida, assim como a pressão sanguínea nas pessoas, indica o grau de saúde das plantas e seu comportamento frente às variáveis de clima, solo, temperatura, unidade de ar e disponibilidade de água. A tecnologia já foi transferida a empresa Marconi Equipamentos e Calibração para Laboratórios, de Piracicaba (SP).

Nesse equipamento o Engenheiro de Biossistemas poderia atuar: definindo padrões de turgescência das folhas (Botânica), relacionando os resultados obtidos com os processos de melhora após a colheita (Pós-colheita e Armazenamento de Produtos vegetais), desenvolvendo o equipamento e adaptando sua tecnologia a outros processos de produção.

Fonte texto e imagem:http://www.agrishow.com.br/pt-br/Imprensa/Releases/Novidades-marcam-a-participacao-da-Embrapa-na-Agrishow-2011/

Seja o primeiro a comentar