Tecnologia simples para o manejo da irrigação

O agricultor, muitas vezes, toma decisões baseado apenas na sua própria experiência a campo e acaba ficando sujeito a dois tipos de erros ao realizar a irrigação: o de irrigar depois da planta ter enfrentado estresse hídrico e, com isso, ter prejuízos na produtividade; ou o de oferecer mais água para a cultura do que o necessário e, com isso, induzir ao aparecimento de doenças por excesso de umidade e desperdiçar energia elétrica e água.

Desenvolvido na Universidade Federal de Viçosa, o Irrigâmetro é uma solução prática que permite ao produtor agrícola saber se está na hora certa de irrigar. Ele estima de forma direta a evapotranspiração da cultura e mede a quantidade de água precipitada. No próprio aparelho encontra-se a informação de quanto irrigar e a duração da irrigação, ou a velocidade que o sistema de irrigação deve operar para que caia a lâmina desejada sobre o solo e na cultura. 

No caso de pivô central e sistema linear, o Irrigâmetro disponibiliza diretamente a velocidade de rotação que o operador deve ajustar o sistema de irrigação, para aplicação da quantidade de água necessária. Com o uso correto do equipamento, a umidade do solo estará sempre próxima à capacidade de campo, evitando a ocorrência de déficit hídrico e excesso de água aplicada à cultura.

Fonte: http://www.irrigacerto.com.br/

Seja o primeiro a comentar