Atuações do Engenheiro de Biossistemas: Cultivos Protegidos

O controle de pragas na agricultura, normalmente, é feito por meio de agrotóxicos, que também acabam com os organismos benéficos (predadores, abelhas e outros polinizadores), contaminando o solo e a água. Além disso, fazem com que as pragas adquiram resistência, exigindo doses mais altas ou produtos mais tóxicos. Uma opção eficiente é o controle biológico: a redução das populações de determinado inseto-praga por meio da introdução no ambiente de seus inimigos naturais (insetos, pássaros, ácaros, vírus, etc.).

Uma das áreas de atuação do Engenheiro de Biossistemas foca-se principalmente nessa questão: desenvolver métodos de controle mais eficientes e menos danosos ao meio-ambiente.  Além desses pontos, o Engenheiro de Biossistemas também deve buscar mecanismos que levem à melhora das formas de cultivo e manutenção das plantações, como: desenvolvimento de estufas climatizadas, técnicas de manejo climatológico e ambiental, utilização de biofilmes de proteção contra pragas e fatores ambientais etc.

Para isso na grade curricular do curso encontram-se matérias como: Ecologia, Botânica, Grandes Cultivos e Cultivos Protegidos. Essa última focando-se principalmente no ensino de técnicas de produção em ambiente protegido.

Saiba Mais em:

 https://www2.cead.ufv.br/espacoProdutor/scripts/verArtigo.php?codigo=21&acao=exibir

Empresas de controle biológico:

http://www.megabio.com.br/empresa.html

http://www.biocontrole.com.br/

Empresa de Cultivo Protegido:

http://www.estufastropical.com.br/index.php

Seja o primeiro a comentar