NeuroEngenharia: avanços para entender o funcionamento do cérebro

Que o funcionamento do cérebro humano é complexo e ainda cheio de mistérios todo mundo sabe. O que não percebemos no dia-a-dia é a importância das pesquisas na área da neurociência, o entendimento do cérebro e o seu funcionamento vem recebendo cada vez mais atenção nas pesquisas acadêmicas.

A importância dessas pesquisas vai além da descoberta da cura de doenças como o Mal de Parkinson e Alzheimer e a recuperação de tetraplégicos e doenças que limitam o desempenho motor entre outras. O cérebro humano através das descobertas recentes vem sendo utilizado como modelo para diversas inovações tecnológicas como: redes neurais de computação, sistemas de pesquisa e motores de busca, processadores computacionais e robóticos. Além do desenvolvimento de equipamentos que atuam em simbiose com a atividade cerebral, incluindo nesse cenário desde máquinas de exploração sub-áquática até máquinas agrícolas.

O Engenheiro de Biossistemas como um profissional atuante nos sistemas biológicos possuí uma forte ligação com esse ramo. Apesar de ainda inexplorada essa linha de pesquisa deve ganhar a a tenção dos futuros profissionais dessa Engenharia.  Principalmente nas áres de pesquisa de redes neurais e equipamentos de interação homem-máquina.

Um dos pesquisadores de maior destaque nessa área atualmente é  o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis. Professor da Universidade Duke, nos EUA, e formado em Medicina pela USP em 1984. Nicolelis desenvolveu um Instituto de Neurociência em Natal (RN) e projeta o Brasil como um dos grandes paises na área da Neurociência futuramente.

Clique aqui e saiba mais sobre Miguel Nicolelis em artigo publicado pelo Jornal da USP.

Seja o primeiro a comentar