O Primeiro Engenheiro de Biossistemas

Auto-retrato pintado pelo artista renascentista

No Brasil o curso de Engenharia de Biossistemas iniciou-se recentemente, no ano de 2009 na USP (primeira Universidade a criar esse curso na América Latina). Mas no Mundo o curso tem uma história mais antiga. O termo Engenharia de Biossistemas ou Engenharia Biológica começou a ser criado na década de 1960 pela ASAE (American Society of Agricultural Engineering) que na década de 1990 passou a se chamar ASABE (The Society for the Engineering of Agricultural, Food and Biological Systems). Mas se fizéssemos a pergunta “Quem foi o primeiro Engenheiro de Biossistemas da História?”, qual seria resposta? Posso deixar algumas pessoas assustadas com a resposta, mas diria que o primeiro Engenheiro de Biossistemas surgiu não nos EUA nem no Brasil, e sim na Itália no século XVI. E quem seria ele? Posso dizer que é muito famoso, ah e um excelente pintor.

O primeiro Engenheiro de Biossistemas, em minha opinião, foi Leonardo da Vinci. O que?? Isso mesmo, o grande renascentista Leonardo di Ser Piero da Vinci. Vocês já vão entender o por que. Vejamos a definição do que é a Engenheira de Biossistemas da Universidade do Tennessee (http://www.utk.edu/academics/programs/2010/casnr/biosystems-engineering.html) nos EUA: “Eng. de Biossistemas é a engenharia mais “integrativa” disponível hoje. Ela combina elementos do meio ambiente, mecânica, civil, disciplinas de engenharia elétrica, e outros para produzir o conjunto de habilidades mais amplo possível de engenharia. Este fundo de engenharia é complementada com um foco em sistemas biologicamente críticos para a resolução de problemas envolvendo energia, as pessoas e o meio ambiente.” Leonardo da Vinci não foi um dos homens com as habilidades mais amplas da História?

Uma palavra que dá uma dica maior ainda do por que Leonardo da Vinci poderia ser um Engenheiro  de Biossistemas, é a parte que diz que a Eng. de Biossistemas é a mais integrativa atualmente. E Leonardo da Vinci era um Engenheiro (sim ele também era um Engenheiro) dos mais integrativos. Desenvolveu projetos de Hidráulica, Mecânica, Resistência dos materiais, Engenharia Civil e muitas outras. Isso não é bem representativo de um Eng. de Biossistemas? Pois, o Eng. de Biossistemas também desenvolve pesquisas em diversas áreas como: Hidráulica, Elétrica, Eletrônica, Resistência dos Materiais, Eng. Civil, Zootecnia, Agricultura etc.

Estudos morfológicos das asas de morcego. Fonte: esboços do próprio Leonardo da Vinci

Ainda não está convencido? Vejamos outro ponto, Leonado da Vinci inspirava-se no corpo e nos movimentos dos animais para desenvolver seus projetos. Aves, morcegos e peixes serviram como inspiração para seus projetos de aviação e náutica. Ele criou um tanque de guerra inspirado no formato de uma tartaruga. A Engenharia de Biossistemas também utiliza-se desse preceito para melhorar a produção, veja essa notícia (http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI304299-18272,00-CONCEITO+ANTS+PROMETE+REVOLUCIONAR+A+AGRICULTURA.html).Apesar de não ter sido desenvolvida por Engenheiros de Biossistemas, ela mostra possíveis áreas de trabalho deles. Nela é descrito um novo conceito, inspirado na morfologia e na movimentação das formigas para o desenvolvimento de tratores e implementos agrícolas. Bem Leonardo da Vinci não?

Além disso, Leonardo era um grande anatomista. Desenvolveu pesquisas, realizou autópsias  e desenhou o corpo de animais e humanos, aplicando seus trabalhos na pintura e na Engenharia. Veja essa pesquisa desenvolvida na área da Engenharia de Biossistemas para a NASA nos EUA:  http://ntrs.nasa.gov/search.jsp?R=19690027055&qs=R%3D19690027055%26N%3D4294806858%26qs%3DNs%253DNASA-Center%257C1. Ela utiliza-se de conceitos de anatomia para obter melhorias em biometria, controles biológicos e modelos matemáticos.  E mais uma coincidência, vocês sabiam que a NASA utiliza até hoje desenhos e estudos de Leonardo da Vinci para aplicação em seus projetos na área da robótica??

Claro que esse texto é bem ilustrativo, ele serve para demonstrar que o espírito contido na Engenharia de Biossistemas é bem antigo. O Engenheiro de Biossistemas é aquele que agrega diversas características e visões diferentes para obter as melhores formas de produção e desenvolvimento tecnológico. O mesmo tipo de ideia que norteava grandes inventores do passado como o citado nesse texto Leonardo da Vinci, Santos Dumont,  Francis Bacon, Benjamin Franklin e muitos outros. E tenho certeza que se um deles tivesse nascido nessa década escolheriam a Engenharia de Biossistemas como seu curso no vestibular.

Serra hidráulica
Projeto de canal de irrigação
Estudos de morfologia humana

Saiba Mais em: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos – USP