Tecnificação aumenta rendimentos na ovinocultura

Depois de alguns anos trabalhando na forma tradicional, agora o produtor rural Evandro Noiran Ramos Martins, está colocando em prática a criação de ovinos nos níveis de avicultura e assim, vem conquistado resultados positivos. Através de alguns aprimoramentos na técnica de criação, espera-se conseguir obter uma continuidade no fornecimento e conseguir suprir a demanda  da região de Passo Fundo-RS. 

Entre as adaptações feitas para a criação de ovinos está na ambiência com cortinas, que limitam a entrada do vento, luminosidade, uma vez que a raça têxil é altamente dependente de horas luz/dia para ovular e para entrar em cobertura. A questão do ripamento também é importante, porque os animais, há alguns anos, estavam no chão batido, o que ocasionava, conforme Martins, problemas de saúde.

“Adotamos esse sistema de criação de ovinos aos moldes da avicultura, controle de ambiência, controle de alimentação, manejo dos animais e de bem estar. E desta forma estamos obtendo resultados positivos”, diz.

As limitações para a criação de ovinos no Sul do Brasil devem-se ao clima, apresentando um inverno rigoroso e úmido. A origem da ovelha é de clima seco, da Arábia e não toleram umidade. “Por isso, temos que fazer um sistema em que os animais fiquem condicionados a uma melhor forma de criatório. E assim, nesse ano fizemos essa mudança”, acrescenta. 

Para o produtor Martins, a ovinocultura é uma atividade compensatória, com uma margem de lucro em torno de 30%, podendo ser extremamente rentável. Os animais utilizam o sistema de pastagem rotacionada, que reduz os custos com alimentação. 

“Hoje não temos continuidade no fornecimento da carne, mas estamos buscando, pois se outros produtores acabarem introduzindo as mesmas práticas que inseri na minha propriedade vamos conseguir abastecer o mercado consumidor”, explica o produtor.

Fonte: Diário da manhã – Passo Fundo.

Seja o primeiro a comentar