Sangria automática

Uma ferramenta inédita para extrair látex foi apresentada recentemente em São Paulo. Com o nome de FAS2, a nova faca automatizada evolui um método que há quase um século é realizado da mesma maneira. “A sangria é muito difícil e incômoda. Foi pensando em melhorar as condições dos trabalhadores, que desenvolvi o equipamento com ergonomia adequada para os seringueiros”, diz Gimário Libório, empresário que desenvolveu o produto. 

A FAS2 possui um mecanismo inteligente, que trava ao entrar no cerne da árvore, alcança 98% dos vasos da planta, com amplo aproveitamento dela. O método tradicional, de sangria manual, aproveita 60% dos vasos. Outra vantagem oferecida do produto é a agilidade. Enquanto um trabalhador sangra três árvores por minuto, a máquina sangra dez.

De acordo com Libório, a FAS2 é muito fácil de ser manuseada e vai possibilitar que o trabalhador seja capacitado em apenas um dia. Hoje são gastos três meses para tornar um trabalhador apto para a prática da sangria. O produto foi testado por seis meses em diversos seringais brasileiros e já está disponível para ser comercializado. A sugestão de preço ao consumidor final oscila entre R$ 3,4 mil e R$ 3,8 mil.

Algumas características dessa ferramenta são: precisão e uniformidade do corte; aumento da vida produtiva da seringueira, pois abre até 98% dos vasos laticíferos da árvore, atingindo o máximo potencial produtivo; simplificação do processo de sangria; mecanismo inteligente que trava o corte ao atingir o cerne da árvore; sensor de temperatura integrado, que desliga o equipamento ao atingir a temperatura limite, aumenta a vida útil do motor da ferramenta. 

Fonte: Globo Rural.

2 Comentário

  1. sou produtor de borracha, tenho interesse de conhecer esta maquina antes de efetuar a compra com faço para treinar, para ver se ela realmente pode nos dar resultado.

  2. Caro Alecio, infelizmente não conhecemos os detalhes técnicos da máquina. Recomendamos entrar em contato diretamente com o fabricante para maiores esclarecimentos: http://www.fas2.com.br
    Continue nos acompanhando para maiores novidades tecnológicas. Abraços!