O que ser no futuro?

Todo mundo já ouviu essa pegunta uma vez, seja feita por aquela tia que não vemos há um tempão ou por todo professor de cursinho vestibular: Você já sabe o que vai ser quando crescer? ou O que vai prestar no vestibular? (Que dá no mesmo de escolher o que ser quando crescer). E você já sabe? Que tal escolher a Engenharia de Biossistemas?

Para te mostrar o porque dessa escolha, vamos deixar um pouco o presente de lado e nos focar no futuro. Pois, no presente a Engenharia de Biossistemas já vem se consolidando fortemente. O curso já é oferecido no Brasil pela USP (Universidade de São Paulo) e pela UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) e será integrado ao quadro de cursos da UNESP em Tupã. E a mais recente notícia na área é o oferecimento de um programa de Mestrado pela UFF (Universidade Federal Fluminense), veja nesse link: http://www.eng.uerj.br/noticias/1340122625

Mas e para o futuro, a Engenharia de Biossistemas terá espaço? Em 2010 a ONU divulgou um estudo onde são listados os 15 desafios globais para o futuro da humanidade. Eles são os 15 listados a seguir:

• Desenvolvimento sustentável ao alcance de todos;
• Água potável suficiente para todos, sem conflito;
• Equilíbrio progressivo entre crescimento da população e recursos;
• Emergência de democracia em lugar de regimes autoritários;
• Políticas ajustadas a uma perspectiva global de longo prazo;
• Convergência das tecnologias da comunicação e da informação;
• Redução do contraste entre ricos e pobres;
• Redução da ameaça de novas doenças e de microorganismos imunes;
• Melhoria da capacidade de tomadas de decisão;
• Redução de conflitos étnicos, do terrorismo e do uso de armas de destruição em massa;
• Alteração do estatuto das mulheres;
• Combate às redes internacionais de crime organizado;
• Abastecimento de energia com eficácia e segurança;
• Avanços na ciência e na tecnologia; e
• Incorporação da ética na rotina das decisões globais.

Leia com atenção cada um deles, em quase a metade a Engenharia de Biossistemas está relacionada, não? Temas como desenvolvimento sustentável, energia, alimentos são fortemente ligadas à essa área. Ou seja, a Engenharia de Biossistemas será uma das profissões centrais para a humanidade vencer esses 15 desafios.

Saiba Mais: Os 15 desafios globais da humanidade

Conheça mais da Engenharia de Biossistemas:

Entenda a Profissão

1 Comentário

1. Itens ambientais, políticos, de saúde, tecnologia… É interessante este daqui estar na lista:
    “Melhoria da capacidade de tomadas de decisão”