Schumpeter e a Engenharia de Biossistemas…Schumpeter?

Imagem de Joseph Schumpeter e a representação da Inovação gerando voos mais altos. Fonte: economist.com

Essa semana realizou-se a I Semana Acadêmica da FZEA (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos). Na cerimônia de abertura um dos palestrantes a explanar suas idéias foi o atual vice-Reitor da Universidade de São Paulo, o Prof. Dr. Hélio Nogueira da Cruz. Com uma formação em Economia, o Prof. Hélio utilizou como efeito de comparação para a história da FZEA as teorias desenvolvidas por Joseph Schumpeter, um dos maiores economistas de todos os tempos. Em sua fala o Prof. Hélio destacou, que assim como Schumpeter afirmava, a FZEA ao fazer 20 anos e organizar sua primeira semana acadêmica se utilizava da inovação como motor para fazer história. Um dos principais argumentos utilizados por Schumpeter era de que a inovação quebrava o equilíbrio existente e gerava um boom de expansão econômica.

E o que isso influencia a Engenharia de Biossistemas? Praticamente em tudo. O primeiro ponto é que por ser um curso inovador no Brasil, a Engenharia de Biossistemas deve ser esse motor falado por Schumpeter que dará um starter de atualização na forma de se fazer agricultura no Brasil. Sua forte ligação com eletrônica e as tecnologia de informação podem romper o equilíbrio econômico atual e garantir que o Brasil obtenha inovações para mantê-lo como líder em alguns setores agrícolas e alça-lo à liderança e à independência em outros.

E essa fala veio a ser corroborada na segunda palestra desse evento de abertura. Realizada pelo Prof. Maurício J.P de Souza (coordenador do Programa de Pesquisa em Agronegócio da FEA-RP) em que ele demonstrou que o Brasil só é líder em alguns segmentos do agronegócio Mundial atualmente (como nos setores de: grãos, carnes, açúcar) devido às inovações realizadas durante os últimos anos e a algumas condições encontradas no país. Mas, algumas dessas inovações só ocorreram devido à falta de infra-estrutura ou às necessidades de adaptação da produção do que em decorrência de uma inovação planejada ou pensada economicamente. Devido a isso, o Engenheiro de Biossistemas terá papel muito importante ao país, para pensar em estratégias e inovações articuladas e bem planejadas, que garantam ao país a liderança na agricultura Mundial e que resulte em tecnologias totalmente nacionais. Pois, com o crescimento da população mundial a necessidade e a pressão pela produção eficiente de alimentos aumentará ainda mais.

Saiba mais sobre as teorias de Joseph Schumpeter: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,a-lei-da-indeterminacao,934605,0.htm

Seja o primeiro a comentar