A Engenharia de Biossistemas na Universidade da Califórnia – Davis

A Engenharia de Biossistemas é um curso recente no Brasil e na América Latina, porém já é difundido e tradicional em outros países, como nos Estados Unidos da América. Com o objetivo de elucidar ainda mais o que é a Engenharia de Biossistemas, para todos os interessados, é possível visitar as diferentes Universidades que oferecem tal curso e ler os manuais e documentos orientacionais sobre o curso e a carreira profissional/acadêmica dos graduados no curso.

A Universidade da Califórnia, campus em Davis, oferece a graduação em Engenharia de Biossistemas (sendo também chamada de Engenharia de Sistemas Biológicos e/ou Engenharia Biológica) e apresenta em seu website um documento com a descrição de todos os cursos presentes em seu campus. Para ampliar a divulgação dessa nova área da Engenharia no Brasil, segue a tradução livre das partes principais do documento mencionado. Caso tenha interesse em ler o arquivo original, em inglês, o mesmo é disponibilizado através do seguinte arquivo: UC Davis – The Biological Systems Engineering.

University of California, Davis.

A Graduação em Engenharia de Sistemas Biológicos:

A Engenharia Biológica (ou Engenharia de Biossistemas) é o curso de engenharia baseado na biologia e que integra as ciências da vida com a engenharia, focando no progresso e aplicações dos conceitos fundamentais dos sistemas biológicos, desde níveis moleculares até ecossistemas complexos.

Objetivo do Departamento de Eng. de Biossistemas – UC Davis:
Os objetivos são: avançar a ciência, ensinar os princípios e aplicações, disseminar o conhecimento de engenharia necessário para produzir, distribuir e processar produtos biológicos, como comidas e fibras, enquanto conserva as fontes naturais, preservando a qualidade do ambiente e garantindo a saúde e segurança das pessoas.

Estudantes graduados como bacharelo em Engenharia de Biossistemas na Universidade de UC Davis estão preparados para:
– Aplicar as ciências da vida em engenharia, nos níveis: bioquímicos, celular, organismos e macro níveis;
– Resolver problemas de engenharia biológica, enquanto contratados no setor público ou privado;
– Considerar as consequências ambientais de suas atividades de engenharia;
– Se comunicar efetivamente com colegas profissionais e eleitorados públicos;
– Agir de maneira ética; e
– Continuar suas formações em um mundo profissional de constantes mudanças.

Nós educamos estudantes nos fundamentos da matemática, física e ciências biológicas, e engenharia, balanceado com as aplicações dos princípios de problemas práticos. Nós ensinamos os estudantes a desenvolver habilidades para resolver problemas de engenharia em sistemas biológicos através do uso de análise apropriada, síntese, e desenvolvimento de projeto de engenharia apropriado. Nós preparamos os estudantes para inserção na prática da engenharia e cursos de pós-graduação, assim como comprometimento com o aprendizado ao longo da vida. Nós promovemos a habilidade dos nossos estudantes de colaborar e se comunicar efetivamente, e promover consciência da importância dos aspectos econômicos, responsabilidades profissionais e ambientais.

Mascote da University of California, Davis.

A engenharia de biossistemas é uma graduação em engenharia que usa a biologia como sua principal base científica. Nesta nova era da biologia e biotecnologia, engenheiros precisam trabalhar lado a lado com cientistas da vida para trazer os avanços dos laboratórios para produtos comerciais. Indústrias em produção vegetal e animal, bioenergia, bioprocessamento, biotecnologia, processamento de alimentos, aquacultura, agricultura e produção de florestas precisam de engenheiros com fortes treinamentos em biologia. A respeito dos recursos ambientais, a preservação destes cria diversas oportunidades de engenharia conforme a sociedade esforça-se para manter o equilíbrio da biosfera”.

No Brasil o curso é oferecido, dentre outras instituições, pela Universidade de São Paulo. O Bacharel em Engenharia de Biossistemas tem duração de 5 (cinco) anos, em período integral, e é realizado pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos – FZEA, no campus em Pirassununga.

Se interessou pelo curso e gostaria de saber mais sobre as áreas de atuação do Engenheiro de Biossistemas? Continue lendo o Portal Biossistemas, ele é dedicado a difundir notícias sobre a Engenharia de Biossistemas e o seu campo de atuação profissional e acadêmico.