Máquinas agrícolas e operários

Avanços na engenharia e eletrônica vêm contribuindo significativamente para uma melhora no rendimento das práticas agrícolas. Contudo, grande parte do maquinário – como tratores – não apresenta condições adequadas ao bem estar de seus operadores.

Durante o projeto de desenvolvimento de máquinas, devem ser consideradas características antropométricas e biomecânicas do ser humano – a fim de tornar apto o ambiente de trabalho de seus operadores.

Atualmente existem máquinas inseguras e mal projetadas, que dispõem de condições ergonômicas inadequadas para o trabalho. Dentre os principais distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort) causados por tais máquinas, destacam-se: fadigas, hérnias, lombalgias e problemas circulatórios.

Visto que a carga de trabalho diária de um operador de trator varia em torno de 8 horas, tem-se que esse desconforto durante seu serviço diminui seu ritmo de trabalho, podendo causar-lhe inclusive invalidez prematura.

Assim, cabe aos engenheiros e projetistas considerarem que o rendimento da máquina envolve conceitos como o conforto dos operadores.

Seja o primeiro a comentar