Desafios para a Engenharia do século XXI que a Engenharia de Biossistemas pode resolver

Em 15 de Fevereiro de 2008 a Academia Nacional de Engenharia dos EUA divulgou os grandes desafios para a Engenharia no século XXI. Uma comissão composta por especialistas de diversas áreas do conhecimento e de diferentes partes do Mundo listou 14 problemas que se resolvidos melhorariam a nossa forma de viver. Os desafios são:

* Tornar energia solar acessível;

* Fornecer energia a partir da fusão;

* Desenvolver métodos de seqüestro de carbono;

* Gerenciar o ciclo do nitrogênio;

* Proporcionar o acesso à água potável;

* Restaurar e melhorar a infra-estrutura urbana;

* Avançar o desenvolvimento da Informática na Saúde;

* Melhores medicamentos;

* Engenharia reversa do cérebro;

* Evitar terror nuclear;

* Ciberespaço seguro;

* Melhorar a realidade virtual;

* Avançar o desenvolvimento da aprendizagem personalizada;

* Desenvolver as ferramentas para a descoberta científica;

Uma das áreas de atuação do Engenheiro de Biossistemas: aumentar a produtividade da agricultura, utilizando-se tecnologias inovadoras.
Uma das áreas de atuação do Engenheiro de Biossistemas: aumentar a produtividade da agricultura, utilizando-se tecnologias inovadoras.

Desses 14 desafios, pelo menos 4 a Engenharia de Biossistemas pode ajudar a resolver diretamente. Tornar a energia solar mais acessível, desenvolver métodos de sequestro de carbono, gerenciar o ciclo do nitrogênio e proporcionar o acesso à água potável são temas que os Engenheiros de Biossistemas lidam em sua formação e possuem condições de ajudar a desenvolver. Desenvolver placas solares através de modelos biológicos, promover uma agricultura de baixo carbono, projetar sistemas de plantio e adubação que privilegiem a captura de nitrogênio e sua fixação nas plantas, tratar as águas residuais e utilizar de forma racional esses resíduos com certeza são temas que os alunos de Engenharia de Biossistemas já ouviram em alguma aula não muito distante no tempo. E esses são apenas alguns exemplos de idéias para a resolução desses problemas, dentro da Engenharia de Biossistemas há diversas outras aplicações ainda a serem desenvolvidas.

Dos desafios restantes há ainda mais alguns que se relacionam com a Engenharia de Biossistemas. Apesar, de no Brasil essa não ser uma área explorada pelos Engenheiros de Biossistemas, a atuação no setor de desenvolvimento da medicina é uma área muito forte na Engenharia de Biossistemas em outros países. A Engenharia Biológica atua, nos EUA por exemplo, no desenvolvimento de melhores e mais eficientes remédios, em desenvolvimento de pesquisas de próteses e relacionas ao cérebro humano.

Portanto, por esses desafios propostos vemos que a Engenharia de Biossistemas será uma das Engenharias mais importantes do século XXI. Atuando no centro do desenvolvimento de métodos e tecnologias que ajudarão a melhorar a vida nesse século. E você Engenheiro de Biossistemas, já tem idéias para esses desafios?

Fonte: Academia Nacional de Engenharia

Conheça a Engenharia de Biossistemas ao redor do Mundo:

O que eu posso fazer na Engenharia de Biossistemas

Universidade do Tennessee

Michigan State University 

Dublin, Irlanda

Clemson College of Engineering and Science

Austrália

Évora, Portugal

Conferência Internacional de Engenharia de Biossistemas

Seja o primeiro a comentar