A Agrishow e a Engenharia de Biossistemas

Vista área da Agrishow. Fonte: agrojornal-agrojornal.blogspot.com
Vista área da Agrishow.
Fonte: agrojornal-agrojornal.blogspot.com

A Agrishow é uma feira agrícola que ocorre desde 1994, chegando à sua 20ª Edição nesse ano, sendo ela a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina e a terceira maior do Mundo. Essa feira é uma vitrine para demonstrações e lançamentos de tecnologias em diversas áreas da agricultura: colheita, pós-colheita, irrigação, agricultura de precisão. Diversos lançamentos ocorrem durante a semana de feira, entre eles esse ano destacou-se o lançamento da Embrapa Instrumentação Agrícola (localizada em São Carlos) em parceria com a EESC (Escola de Engenharia de São Carlos) e a empresa Jacto.

O lançamento trata-se de um robô agrícola móvel, uma Plataforma Autônoma para apoio à agricultura de precisão. Essa plataforma é dotada de diversos sensores para aquisição de dados no campo. Outro equipamento importante lançado pela Embrapa é o Sensor Ótico de Índice Vegetativo. Com um sensor remoto de cultura, é possível visualizar a cor da planta, e assim será possível saber se ela está com deficiência ou não de nutrientes. Muitas vezes, a cor é um indicativo de que a planta está ou não deficiente. Com essas leituras são elaborados mapas para identificar áreas com estresse, como deficiências nutricionais e incidências de danos de pragas e doenças em diversos estágios vegetativos das culturas. Esses sensores ainda apresentam a possibilidade de interação com implementos agrícolas para a aplicação de fertilizantes nitrogenados em taxa variada, corrigindo as deficiências em tempo real.

E a Engenharia de Biossistemas?

O que destaca-se nessas notícias é a parceria da Embrapa com a Escola de Engenharia de São Carlos. Esse fato confirma um fato dito pela maioria dos expositores de equipamentos agrícolas da feira. O desenvolvimento de equipamentos nas Empresas hoje é feito em sua maioria por Engenheiros Mecânicos que fazem especialização em mecanização agrícola ou agricultura de precisão. Os Engenheiros de Biossistemas podem suprir a demanda de profissionais na área, já que a quantidade de Engenheiros que são especializados em mecanização agrícola ainda fica abaixo da demanda nacional.

O que é necessário para o futuro?

Robô Agrícola Fonte: www.cnpdia.embrapa.br
Robô Agrícola
Fonte: www.cnpdia.embrapa.br

Um primeiro passo seria a Engenharia de Biossistemas começar a mostrar sua “cara” para fora das Universidades. Quem sabe já no ano que vem apresentar um projeto ou protótipo na própria Agrishow? O exemplo da Embrapa é bem significativo, pois os lançamentos apresentados na feira possuem total ligação com o curso de Engenharia de Biossistemas. Sensores, agricultura de precisão, análise de imagens são temas que estão inseridos na grade curricular do curso. Além disso, a forte presença de temas como Eletrônica e Automação vai de encontro às necessidades do setor, que necessita cada vez mais de equipamentos e tecnologias que ajudem no aumento da produção e diminuição dos custos. A multidisciplinaridade da Engenharia de Biossistemas é um ganho enorme de tempo, pois não seria preciso que profissionais de outras áreas se especializassem em produção agrícola para poder desenvolver essas novas tecnologias. Com a entrada do Engenheiro de Biossistemas no mercado haverá um aumento da especialização tão necessária ao setor e ainda uma interligação entre diversos setores de desenvolvimento dos equipamentos (ligando Engenheiros Mecânicos, Eletrônicos, Programadores, Zootecnistas etc.) possibilitando a criação de novas áreas de desenvolvimento para a agricultura brasileira.

Saiba Mais: Embrapa Instrumentação Agrícola