“Reuso Agrícola no Campus de Pirassununga”

A busca por sustentabilidade nos sistemas produtivos e a temática da gestão dos resíduos tem despertado discussões no âmbito da Universidade e da sociedade em geral. Na Universidade de São Paulo a criação da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) tem apoiado e fomentado iniciativas que contemplem educação ambiental e atividades engajadas dentro da política nacional de resíduos.  Em contrapartida, não tem como conceber a atuação do Engenheiro de Biossistemas sem considerar a geração de resíduos das atividades agropecuárias, e as soluções técnicas para  sustentabilidade do sistema produtivo. Diante deste cenário um grupo de docentes da FZEA, com apoio da Prefeitura do Campus (PUSP-P) e financiados pela SGA, Programa Aprender com Cultura e Extensão e pela FAPESP tem desenvolvido pesquisas e orientado alunos através do GEBio – Sistemas e Engenharia (Grupo de estudos em Biossistemas), na linha do “Reuso Agrícola”.
FZEA-CCPS-SGA

O aproveitamento integral e racional dos recursos da agricultura, assim como dos resíduos gerados pelos processos de produção, se torna cada vez mais necessário e real dentro das propriedades agrícolas. A variedade de resíduos orgânicos, no estado sólido e líquido, gerados dentro de um ambiente agrícola abrange uma grande diversidade de características, e quando manejados de maneira adequada, em muitos casos, são fontes potenciais de nutrientes e umidade aos cultivos, com capacidade de promover melhorias nas características físico-químicas do solo. Além de possibilitar a conservação dos recursos naturais, principalmente à qualidade dos corpos d’ água.

Reuso agricola - Estufa Profa Tamara
Estufa Reúso Agrícola – Profa. Tamara Maria Gomes

Foram aprovados e estão em andamento na FZEA/PUSP-P, dentro da linha de pesquisa “Reuso Agrícola”, três projetos intitulados: (i) Irrigação com águas residuárias de origem agroindústrial na cultura da beterraba (Foto 1); (ii) Reuso Agrícola: Irrigação com efluentes tratados de abatedouro no cultivo de pastagens; (iii) Integração das atividades agropecuárias do campus da USP de Pirassununga pela compostagem. Os projetos são coordenados pelo Prof. Fabrício Rossi e pela Profa. Tamara Maria Gomes e tem uma participação multidisciplinar, entre docentes e discentes dos cursos de Engenharia de Biossistemas, Zootecnia e Engenharia de Alimentos, além funcionários da FZEA e da Prefeitura do Campus.

Promover práticas sustentáveis em todas as atividades desenvolvidas visando à conservação dos recursos naturais é dever e obrigação de todas as pessoas, no caso da Universidade, torna-se uma responsabilidade ainda maior, pois é função dela criar o conhecimento e difundido-lo.

Autora: Profa. Dra. Tamara Maria Gomes
Colaboração: Prof. Fabrício Rossi

Gostou deste Post?

Seja o primeiro a comentar