Alternativa simples para otimizar a alimentação bovina

Os gastos com a alimentação animal são um dos fatores que representam significativo investimento para o criador. Existem diversas técnicas e procedimentos que permitem ao produtor uma redução nesses gastos.

A cana-de-açúcar é um volumoso freqüentemente usado no Brasil no período de estiagem para a alimentação bovina. Através de estudos, observou-se que a adição de cal virgem ou hidratada à cana-de-açúcar traz diversos benefícios.

Esta técnica consiste na mistura de cal virgem ou hidratada à cana-de-açúcar – seguindo a proporção de 0,5Kg de cal misturada a 2 litros de água, para cada 100 Kg de cana picada. O efeito da cal sobre a cana é o de hidrólise da estrutura de sua fibra, permitindo a solubilização dos componentes – aumentando a digestibilidade dos nutrientes pelo animal.

Além do melhor aproveitamento nutricional, a mistura possibilita maior período de armazenamento (até três dias), pois a ação da cal evita a atuação de microorganismos deteriorantes, evitando ainda a presença de abelhas e mosquitos, reduzindo o desperdício devido à reutilização das sobras no cocho.

Contudo, o sucesso da hidrólise depende do tipo de cal empregada, da homogeneização da mistura e da maturação da cana-de-açúcar. Existem cerca de 63 tipos de cal virgem e 75 de cal hidratada, sendo preciso avaliar apenas se o tipo escolhido não apresenta componentes nocivos aos animais, como dioxinas e furanos.

Outra vantagem dessa técnica é a prevenção da acidose ruminal – pois a cal é um agente alcalinizante. O aumento da digestibilidade do volumoso ainda reduz a produção de dejetos em 17%, devido à maior mineralização dos animais. Finalmente, os dejetos apresentam pH maior, o que favorece uma decomposição mais rápida, sendo interessante do ponto de vista da reciclagem energética.

Dessa forma, percebe-se que apesar do baixo custo dessa técnica, a mistura de cal no volumoso proporciona diversos benefícios ao gado e ao meio ambiente.

Seja o primeiro a comentar