Uso de choques elétricos como controle de ervas daninhas

Por indicação de Fernando Henrique Garcia.

Novo implemento que promete exterminar plantas daninhas. Foto: Sayyou Brasil.

Virou atração em Santo Cristo/RS a máquina dessecadora elétrica que está senda usada por produtores de soja orgânica para acabar com o inço da lavoura. A curiosidade é pelo fato de que ervas daninhas, como a buva, são eliminadas por meio de descargas elétricas com este novo equipamento. Acoplado em um trator, o implemento passa sobre a terra um aplicador com eletrodos disparando choque elétrico de 5 mil volts, que paralisa a condução da seiva e causa a morte da planta em até uma semana, de acordo com a fabricante, a empresa Sayyou Brasil.

A buva é um erva daninha que está cada vez mais resistente aos herbicidas. Como é uma tecnologia nova, existe apenas sete no Brasil já nas lavouras, e Santo Cristo tem a única no Estado – diz secretário adjunto de Agricultura de Santo Cristo, Anencir Kerkhoff.

A novidade chama atenção pela eficiência no controle de ervas daninhas, que poucos dias após a aplicação já demonstra resultados satisfatórios. Com o uso da energia do próprio trator, a descarga elétrica da máquina Eletroherb interrompe a continuidade do processo de fotossíntese e, mesmo havendo períodos chuvosos, a planta daninha não terá condições de se recuperar. A máquina, que extermina todos os tipos de plantas invasoras, pode ser utilizada antes da implantação da cultura sem os eventuais riscos de contaminação oferecidos pelos herbicidas.

controle

O equipamento com 4,2 metros de largura é aliado no contexto de produção de base agroecológica, com alimentos mais saudáveis, livres de agrotóxicos. Neste sentido, os produtores orgânicos terão prioridade no uso da máquina, entretanto, o equipamento pode ser aproveitado também por agricultores com produção convencional que pretendam diminuir o uso de agrotóxicos. 

Veja um vídeo sobre o funcionamento dessa máquina.

Fontes: Sayyou Brasil, Zero Hora.

Seja o primeiro a comentar