Tempo de bons ventos para a agricultura irrigada nacional

Desde os primórdios da humanidade, é possível constatar que a irrigação sempre que utilizada de maneira racional torna-se basicamente um dos meios mais efetivos de se potencializar a produtividade de determinada cultura agrícola. Isto pois, toda vez que bem gerida, a mesma reduz os riscos de quebra de safras pela escassez hídrica, aumentando assim a disponibilidade de produtos e atraindo futuros investimentos ao agricultor que adere este sistema de melhoria. Por este fato então, o governo tem aderido a cada vez mais as técnicas efetivas de zoneamento agrícola, que consiste basicamente num instrumento de gestão de riscos na agricultura, conjuntamente à irrigação.

Interface do CLIMWAT 2.0 para o CROPWAT
Interface do CLIMWAT 2.0 para o CROPWAT

Sendo assim, o Ministério da Integração Nacional, anunciou dia 15 deste mês o lançamento de um sistema de armazenamento de dados com o objetivo de fornecer suporte ao setor discutido então. O nome de tal ferramenta é Sinir, e estará dividida em módulos de maneira a facilitar a implantação da mesma. A proposta é que o Sinir contenha em si informações à cerca da área a ser irrigada, como por exemplo índices de precipitação,  ferramentas de dimensionamento do sistema, informações à cerca da quantidade de energia elétrica disponível e informações econômicas, em auxílio ao produtor que estará a utilizar a técnica irrigante. Dessa forma, O gerenciamento das informações dentro do sistema ficará sobre a responsabilidade do Ministério da Integração Nacional, da Secretaria Nacional de Irrigação e das entidades vinculadas, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

O mais interessante é que ferramentas para unificar informações a cerca de setores irrigados já existem ao redor do  mundo, e uma delas muito usual foi criada pela FAO (Food and Agriculture Organization) no ano de 2000, e é conhecida como CLIMWAT, utilizada em combinação com o programa de computador CROPWAT. A mesma permite o cálculo das necessidades de água da cultura, abastecimento de irrigação e manejo da irrigação em diversas culturas para uma série de estações climatológicas em todo o mundo.

Logo, vemos então o quão importante é o desenvolvimento de bases como essa, e o quão importante é a qualificação do profissional que cria tais ferramentas. Tendo isto mente, é possível chegar à conclusão que o engenheiro de biossistemas é um dos profissionais mais indicados para projetos como este, uma vez que o mesmo exerce constante contato com o ambiente virtual e com o ambiente vegetal, combinando de maneira efetiva observação, coleta e armazenamento de dados.

Seja o primeiro a comentar