USP de Pirassununga forma 1° Turma de Engenharia de Biossistemas

Por José Arthur Z. de Paula e Keylla Guiguer – Bolsista do Programa Aprender com Cultura e Extensão (2013/14). Orientada pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi.

1559382_659714374067479_1617419369_o
Plantio da árvore: Ipê Rosa da I turma de Engenharia de Biossistemas

No dia 8 de fevereiro de 2014, aconteceu a cerimônia de colação de grau dos alunos das primeiras turmas dos cursos de Engenharia de Biossistemas e Medicina Veterinária da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), localizada no campus da USP de Pirassununga. Ambas as turmas ingressaram na FZEA no ano de 2009, ano de implementação de ambos os cursos. A solenidade ocorreu no Centro de Convenções Prof. Fausto Victorelli, localizado também em Pirassununga-SP.

O curso de Engenharia de Biossistemas localizado na FZEA é oferecido em período integral, com duração mínima de 10 semestres, carga horária de 4275 horas e tem 60 novas vagas por ano. Foi o primeiro da América Latina, mas hoje já é oferecido também na Universidade Federal de Campina Grande, no campus de Sumé na Paraíba e mais recentemente na Unesp – Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” – Campus de Tupã, iniciado em março deste ano. Também é oferecida pela Universidade Federal de São João Del Rei em Minas Gerais, com o nome de Biossistemas.

1800451_547042122059091_328048098_n
Formatura da I Turma de Engenharia de Biossistemas

O Engenheiro de Biossistemas vivenciou nestes cinco anos de caminhada ao longo da vida universitária experiências indescritíveis para serem colocadas apenas em palavras, porém, sem dúvida, memoráveis para o resto da vida de cada colega que assim a viveu. A resposta para todas as perguntas dos familiares e amigos, de porque a escolha da Engenharia de Biossistemas não é facilmente respondida em alguns simples meses após o inicio do curso em 2009 e ainda não se faz após o ingresso no mercado de trabalho. A combinação perfeita entre tecnologia e agronegócio ainda não foi totalmente difundida entre as empresas e até mesmo nos meios acadêmicos, se tornando um dos principais aspectos da missão deste portal e dos alunos do curso.

A formatura de um aluno de graduação possui diversos pontos de vista que variam entre àqueles amigos que querem apenas mais uma festa para curtir com a turma toda; a família, que fica emocionada com o evento e empolgada com o fato de o filho estar se formando na universidade; os professores, que enxergam o acontecimento como mais um ciclo que está terminando e os próprios formandos que percebem que uma nova etapa esta só começando, que todos os problemas enfrentados foram vencidos, superados ou então serão recordados para que não se repitam. As vitórias foram inúmeras e diversificadas, resultando em um crescimento pessoal com experiências acadêmicas e profissionais levadas ao extremo que carregarão seu peso e sua importância para o resto de nossas vidas.

1911262_737151896307591_1240111247_o
O brinde

A primeira turma de Engenharia de Biossistemas da América Latina se formou com louvor, com direito a musica temática: “We Are The Champions”, sugerida pelo Diretor em exercício da Faculdade. Foi feita assim história baseando-se em vivências diversas, experiências incríveis de tristeza, ódio e acima de tudo satisfações e felicidades, fechando apenas um período de muitos que ainda estão por vir, de cabeças e pluralidades que compõem a imagem da Engenharia de Biossistemas.

E a formatura da primeira turma de Engenharia de Biossistemas trouxe também boas notícias aos demais alunos do curso, pois no mês de abril alunos, professores e funcionários da FZEA, receberam com muita alegria a notícia do reconhecimento do Curso de Engenharia de Biossistemas.

Abaixo, na íntegra, é reproduzida a nota do Diretor da FZEA Prof. Dr. Paulo José do Amaral Sobral, para toda a comunidade da FZEA-USP:

Parecer CEE 02/2014 – Reconhecimento – Engenharia de Biossistemas

Senhores docentes e alunos de graduação da FZEA:

O Diretor da FZEA, Prof. Dr. Paulo José do Amaral Sobral, tem a satisfação de comunicar o Reconhecimento do nosso Curso de Engenharia de Biossistemas, agradecendo e parabenizando toda a Comunidade desta Unidade, principalmente a equipe que trabalhou para que esta conquista fosse alcançada.

O Portal Biossistemas deseja sucesso a todos os formandos da I turma de Engenharia de Biossistemas da América Latina!