Refrigeração de silos em clima tropical úmido

Os fatores que mais afetam a qualidade do grão durante seu armazenamento são a temperatura e a umidade. Manter a integridade dos grãos por longos períodos de tempo exige um ambiente controlado para evitar a proliferação de fungos e insetos, responsáveis por até 5% das perdas verificadas.

Os processos que ocasionam a perda de qualidade nos grãos armazenados estão sempre presentes, independentemente da forma em que são armazenados. Em condições adequadas, o grão pode ser armazenado por muitos anos, com baixa velocidade de deterioração. Sob condições desfavoráveis, porém, esse processo pode ocorrer em poucos dias.

Fatores responsáveis pela deterioração de grãos:

  • Condição inicial do grão;
  • Umidade relativa;
  • Temperatura de armazenamento;
  • Suprimento de oxigênio;
  • Danos mecânicos, impurezas e pragas.

O resfriamento interno de silos é normalmente utilizado para redução das taxas de crescimento das populações de insetos e fungos, como também para a preservação da qualidade dos grãos. Existem vários métodos de resfriamento disponíveis, porém, nenhum é capaz de resolver simultaneamente os problemas da temperatura e umidade.

Uma equipe de pesquisadores da Tailândia desenvolveu um sistema refrigerador diferente, que pode ser acoplado ao silo de estocagem. É constituído por uma unidade multi-bandeja de dessecante com uma espiral interna de água para o resfriamento em cada nível de dessecamento. 

Um ventilador gera um fluxo de ar que flui pelo túnel de ventilação e passa através da unidade de absorção, resultando na diminuição da umidade do ar que sai. O calor da absorção é removido pela água presente nas bandejas e a temperatura do ar sobre insignificantemente. O ar, depois de deixar a unidade de absorção é usado para a ventilação, como um ar condicionado.

Aplicação da unidade multi-bandeja de dessecamento com unidade de armazenamento de grãos.

Quando usada a unidade de bandeja de dessecante com sistema de refrigeração interno, a temperatura interna do silo pode ser reduzida tanto quanto a temperatura do ar ambiente, assegurando a umidade em níveis satisfatórios. Este método pode ser usado para desenvolver e avaliar as estratégias de controle de ventilação em armazenamento de grãos sob quaisquer condições ambientais, em especial, em países de clima tropical, como o Brasil.

__________________________________________________________________

Adaptado de: MOTTA, A. R. F.; MARIANO, E. C.; CAMPOS; G. B. Técnicas de refrigeração de silos em clima tropical úmido. Pirassununga (SP): USP, 2009.

Imagens: (1) Silo; (2) retirado do artigo.

Seja o primeiro a comentar