A Embrapa e suas novas tecnologias II

Imagem
Empresa Brasileira de Pesquisas Argropecuárias

Os agricultores brasileiros poderão comandar a aplicação de agrotóxicos aplicados em suas lavouras através de smartphones, tablets e computadores. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desenvolveu um aplicativo do sistema Gotas para uso em dispositivos móveis, visando facilitar o trabalho no campo.

O sistema Gotas, já em processo, é um software que auxilia a pulverização de produtos fitossanitários para uma melhor aplicação, evitando desperdício. Já disponível em uma versão para computadores, o Gotas foi lançado em uma versão portátil, apresentada durante o Agrishow, feira internacional anual de tecnologia agrícola que ocorreu nos dias 28 de abril a 2 de maio, na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

O Gotas foi desenvolvido para auxiliar os agricultores a obterem os parâmetros adequados de deposição de agrotóxicos nos alvos desejados”, resalta o pesquisador Aldemir Chaim da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna,SP), que idealizou o projeto com auxílio da Empraba Informática Agropecuárioa (Campinas,SP).

A aplicação dos produtos é dependente da calibração das gotas de pulverização, importante recurso que deve ser procedido por profissionais da área. A mesma deve ser realizada em locais das plantas onde a praga reside, nos estágios iniciais da formação, ou seja, nos alvos biológicos, explica Chaim. A maneira mais eficaz é atingir uma quantidade mínima do produto no alvo no local da planta onde o inseto se alimenta, evitando assim o desperdício.

Visual do software GOTAS, desenvolvido pela Embrapa.
Visual do software GOTAS, desenvolvido pela Embrapa.

Dentre as ferramentas inclusas nesta versão, destaca-se a possibilidade de selecionar determinada área das amostras; a possibilidade de salvar o experimento  em formato compatível com planilhas de cálculo; recursos para salvar e recuperar o experimento e uma ferramenta para eliminar as amostras indesejadas.

“Com esses resultados, o produtor será capaz de fazer uma aplicação mais adequada, obtendo melhor cobertura e desempenho”, afirma João Camargo Neto, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Informática Agropecuária, que também desenvolveu o sistema. “A principal vantagem do aplicativo é que essa atividade poderá ser feita no campo, ou seja, não é preciso mais levar os cartões para digitalizar no escritório”, complementa.

O programa Gotas é de acesso gratuito e está disponível na Rede AgroLivre. Também foi produzido um manual de utilização, que orienta sobre as especificações técnicas necessárias para o funcionamento do software, porém, deve-se sempre obter o auxílio de profissionais da área. O Engenheiro de Biossistemas lida com a produção agropecuária, materiais, alimentos, energia limpa e biomassa, buscando sustentabilidade através da incorporação e criação de novas tecnologias, isto é, garantindo um volume de produção que atenda as necessidades da população e otimize os processos.

Veja o vídeo explicativo sobre essa tecnologia desenvolvida pela Embrapa.

Seja o primeiro a comentar