Deise Nascimento, primeira Engenheira de Biossistemas do Brasil

Hoje o Portal Biossistemas traz uma entrevista com a primeira Engenheira de Biossistemas do Brasil, ou melhor, da América Latina, Deise Nascimento. Deise ingressou na Faculdade de Engenharia de Alimentos e Zootecnia (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP) no ano de 2009, formando-se em 2013 e atualmente encontra-se empregada na Monsanto, empresa de agricultura sustentável.

Em area com Operador analisando oportunidade de melhorias.
Em área com operador, analisando oportunidades de melhorias. Foto: acervo pessoal.

Nessa entrevista buscamos questioná-la sobre como foi a sua graduação, que caminhos trilhou, o que ela poderia sugerir para os futuros Engenheiros de Biossistemas, dentre outros. Boa leitura!

Portal Biossistemas: Por que você escolheu o curso de Engenharia de Biossistemas?

Deise: Não posso dizer que sempre foi meu sonho, logo que o curso nem existia no Brasil, porém desde o colegial sonhava em fazer engenharia. Folheando o guia da FUVEST o nome Biossistemas me chamou muito a atenção, pesquisei a respeito do curso e a palavra na qual tive a certeza que era isso que eu queria foi: INOVAÇÃO.

Portal: Hoje, depois de formada, sente que escolheu o curso certo? Por que?

Deise: Com certeza, estou muito feliz com a minha formação, com o meu trabalho e à cada desafio que enfrento tenho mais certeza que não deveria ter sido diferente.

Portal: Qual foi o maior aprendizado que tirou desses anos de graduação na FZEA?

Deise: Foram muitos aprendizados que eu nem conseguiria descrever todos, mas hoje acredito que o maior aprendizado começou desde a saída da casa dos meus pais para a própria FZEA, pois me fez desenvolver algumas competências como a agilidade, para se adaptar rapidamente as grandes mudanças que estariam por vir, assim consegui entender que estava numa Universidade e que muitos desafios me esperavam.

Portal: Durante a graduação você fez iniciação científica, intercâmbios ou participou de atividades extracurriculares? Como essas experiências ajudaram na sua formação e em suas atividades hoje?

Deise fazendo análises no laboratório durante seu período de estágio. Foto: acervo pessoal.

Deise: Durante a graduação fiz iniciação científica, monitoria de Álgebra Linear e participei da empresa júnior (Biossistec Jr.). Essas atividades me ajudaram muito. Como não havia trabalhado antes, estas foram as bases do meu curriculum e um dos assuntos da minha entrevista. Essas atividades me fizeram ser mais responsável e comprometida.

Portal: Quais as dicas que daria para que os graduandos para que possam aproveitar tudo que a faculdade pode oferecer?

Deise: Por ser de São Paulo capital a primeira impressão que tive da FZEA é que iria odiar. Uma fazenda, nossa! (risos). Lembro-me que sempre comentava que iria voltar para capital, achava que não iria me adaptar. Engano meu, no final eu já nem queria voltar para capital. Adorei meus 5 anos na faculdade, aproveitei ao máximo, briguei, chorei, me matei de estudar, morei em república, curti, aprendi… Enfim, fui feliz e não me arrependo de nada que fiz. Eu diria para se envolverem e aproveitarem todas as oportunidades que surgirem, pois o tempo é muito curto para ficar reclamando.

Portal: Quais disciplinas de nossa grade você considera ter dado um maior suporte para o desempenho de seu trabalho atual?

Deise: No contexto geral todas as disciplinas geram bases, não tem como falar assim: uso cálculo IV em tal projeto. No final da faculdade eu tinha a impressão que não sabia nada, mas a faculdade te dá a base de tudo para conseguir solucionar os problemas, isso só descobri depois que comecei a trabalhar.

Deise já contratada fazendo palestra para safristas.
Deise já contratada pela Monsanto e fazendo palestra para safristas. Foto: acervo pessoal.

Portal: Conte-nos um pouco de como anda sua vida profissional atualmente.

Deise: Minha vida profissional anda muito bem, como falei anteriormente eu amo meu trabalho e estou muito satisfeita. Ainda estou na fase de aprendizado, porém já desenvolvo projetos e também viajo bastante à trabalho. Recentemente fui escolhida para dar um depoimento ao grupo de estagiários desse ano, como ex-estagiária que fui contratada por este mesmo programa de estágio. Foi muito gratificante pra mim, pois exatamente há um ano atrás era eu que estava sentada dando início ao meu estágio, então sabia descrever bem o que estavam sentindo.

Portal: Em sua ocupação atual, trabalha diretamente com Engenharia de Biossistemas?

Deise: Meu cargo na empresa é Engenheira de Produção, porém minha atuação é voltada para melhorias de processos, com foco em otimização e inovações o que pra mim é diretamente Engenharia de Biossistemas. Sem falar que essas melhorias de processos e para produção de sementes que é uma vida.

Portal: Quais são seus planos para o futuro (a médio e longo prazo)?

Deise: Meus planos é continuar no trabalho em que estou e poder contribuir ainda mais com os conhecimentos do curso Engenharia de Biossistemas para sucesso da empresa, mas à longo prazo eu diria que pretendo continuar na empresa, porém fazendo parte do time de melhorias de processos.

Portal: Pretende fazer uma pós-graduação ou mesmo iniciar outro curso? Com base em sua experiência de mercado, qual o grau de importância de uma especialização?

Deise: Por enquanto não pretendo fazer pós e nem outro curso. Pela minha pouca experiência de mercado acredito que a especialização deve estar bem alinhada com o plano de carreira, depende muito do cargo que a pessoa pretende seguir.

Portal: Como você avalia a recepção do mercado por este novo perfil de profissional?

Deise: No meu caso a recepção foi maravilhosa, no final do período de estágio minha gestora já sabia explicar o que era o curso e sentia o maior orgulho da estagiária dela estudar Engenharia de Biossistemas. Ela gostou tanto que o estagiário dela deste ano também é Engenheiro de Biossistemas. As empresas terceiras depois que eu explicava o curso sempre se mostraram bem empolgadas.

Portal: Quais oportunidades você identifica que o mercado oferece para este profissional?

Deise: A tendência das empresas, de qualquer ramo, é que sempre busquem por inovações, para mim essa é uma grande oportunidade para os Engenheiros de Biossistemas.

Portal: Em sua opinião, que iniciativas os estudantes de graduação podem adotar para uma maior divulgação do curso?

Deise: Eu acho que o curso já está sendo muito bem divulgado, porém acredito que visitas em empresas sejam importantes, pois geram um primeiro contato para a empresa conhecer melhor este profissional.

Portal: Se lhe pedissem um conselho sobre as coisas mais importantes para o currículo (um curso de línguas, intercâmbio,cursos técnicos ou de especialização, atividades extracurriculares etc), o que apontaria como principal?

Evento do fechamento de safra.
Evento do fechamento de safra. Foto: acervo pessoal.

Deise: Sem sombra de dúvida curso de línguas e intercâmbio como principais seguido dos outros. Como falei é dentro da faculdade que vamos elaborar nosso primeiro curriculum, então essas atividades são essenciais.

Portal: O que diria pra os futuros engenheiros de Biossistemas e para os que pensam em prestar o vestibular para Engenharia de Biossistemas?

Deise: Gostaria de dizer que vale muito a pena. Estou e sou muito feliz com a minha profissão, sinto orgulho de ser uma Engenheira de Biossistemas adoro falar sobre o curso, ensinei muitos pessoas a explicarem o que é, desde o estágio até hoje as pessoas sempre gostam muito do curso e sempre se interessam muito, sinto um grande interesse tanto pelas pessoas da própria empresa que trabalho como por empresas terceiras que também tenho contato.

Assim encerramos nossa entrevista, para os futuros Engenheiros de Biossistemas e para quem pretende prestar o vestibular para o curso, essa entrevista nos proporciona animo para continuarmos nessa caminhada. O Portal Biossistemas agradece a colaboração de Deise Nascimento.

Seja o primeiro a comentar