Compostagem em Nova Iorque

Aline Deliberali – Graduanda em Engenharia de Biossistemas

Hoje, o Portal Biossistemas abordará um assunto que tem preocupado as grandes cidades, o lixo gerado por elas. O que fazer com essa grande quantidade de resíduos gerados? Pensado nisso a empresa de arquitetura Present criou uma nova proposta, um tanto quanto inovadora, o projeto “The Green Loop”. O projeto tem como objetivo redirecionar os resíduos para as chamadas “ilhas de compostagem”, amenizando o problema do lixo em Nova Iorque.

Print

A cada ano, Nova Iorque produz aproximadamente 14 milhões de toneladas de lixo, sendo que cerca de 30% são orgânicos e adequados para a compostagem. O escoamento desses resíduos é realizado em sua maioria por caminhões para aterros sanitários que hoje equivalem a um custo de mais de US$ 300 milhões, sendo uma logística cara financeiramente e ambientalmente, uma vez que contribui para congestionamentos, emissão de gases, ruídos, dentre outros impactos socioambientais.

b

A proposta consiste em construir 8 ilhas de dois andares, estrategicamente posicionadas ao longo dos canais que cortam Nova Iorque, ficando a responsabilidade da coleta por cada bairro auxiliados pelos órgãos públicos desde a separação do lixo até o transporte para a ilha mais próxima. No andar inferior serão instaladas as centrais de compostagem, onde será realizado o manejo de resíduos orgânicos, e a parte superior será utilizada para o cultivo de alimentos e como área de lazer. Nesse local ainda será utilizado o adubo produzido do resultado da compostagem. Além de incentivar o plantio de diferentes culturas, a ideia é a de promover a integração da sociedade com o meio ambiente, trazendo adicionalmente um beneficio de cerca de 120 hectares de parques públicos para a cidade.

c

Com o advento do projeto para as grandes cidades, novas áreas verdes, áreas de plantio, redução com o transporte de lixo, aproveitamento adequado dos resíduos, utilização do adubo gerado a partir da compostagem geram um compromisso dos cidadãos na conscientização no uso de recursos naturais e como reaproveita-los mantendo em equilíbrio o biossistema. A importância da correta aplicabilidade da técnica de compostagem é fundamental para o sucesso do projeto.

d

Os engenheiros de biossistemas poderão participar de projetos como esse. Isso é visto analisando o currículo do curso de Engenharia de Biossistemas da FZEA, a qual possui disciplinas que tratam especificamente sobre o assunto de compostagem como em Saneamento Rural, ministrada pela professora doutora Tamara Maria Gomes. Além do planejamento de hortas e plantações urbanas e da instalação de fontes alternativas de energia.

Referências:

http://ciclovivo.com.br/noticia/ny-tem-projeto-de-ilhas-artificiais-para-compostagem-cultivo-e-lazer

http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2014/projeto-de-ilhas-de-compostagem-quer-melhorar?tag=cidades-sustentaveis

http://tvcultura.cmais.com.br/materiadecapa