Biossistemas é para mim?

Texto por: Lisiane Brichi – Graduanda em Engenharia de Biossistemas

Escolher qual o rumo para o início de uma jornada profissional nunca foi uma tarefa fácil, ainda mais quando se tem em média 18 anos. Aos 18 podemos variar esta escolha das engenharias às artes cênicas. Porém, há maneiras de identificar o que o nosso perfil profissional e pessoal nos permite potencializar em nós mesmos e na sociedade. Logo, partindo deste raciocínio, a primeira importante característica que se deve ter para tornar-se um Engenheiro de Biossistemas é a admiração pelo novo.

Um Engenheiro de Biossistemas antes de tudo, costuma exercer a difícil tarefa de pensar “fora da caixinha”, embora o mesmo utilize uma série de passos triviais que a própria engenharia oferece. Isto pois,  a grande missão deste profissional é encontrar soluções globais, ou seja, soluções que alcancem respostas ótimas para todas as variáveis envolvidas num determinado problema. Dentre estas variáveis, estão inseridas as mais diversas áreas do conhecimento. Desta forma, a segunda importante característica pertencente a este profissional é a versatilidade.

E porque essa versatilidade é tão importante? A resposta vem junto com a terceira importante característica: preocupação pela sustentabilidade. Só sabe ser sustentável quem é versátil, ou seja, quem se interessa pelos mais diversos universos, e que por meio deste mesmo interesse consegue criar soluções que conectem entre si todos os pontos problemáticos envolvidos, fechando assim um ciclo.

Sendo assim, se você é curioso, você é versátil; se você é versátil , você é sustentável e se você é sustentável, tem tudo pra escolher biossistemas, pois exercer a engenharia de biossistemas é encerrar ciclos, assim como o desfecho desta publicação.

Saiba mais sobre o perfil do Engenheiro de Biossistemas aqui:

O Primeiro Engenheiro de Biossistemas

Consulte sempre um Engenheiro de Biossistemas