Água nosso recurso mais precioso

Texto por Aline Deliberali

Em tempos de seca paramos para refletir um pouco sobre nosso bem mais precioso, a água. Desde os primórdios, a água, elemento fundamental para a vida, tem se tornado cada vez mais escassa e disputada entre os povos. Determinante para a criação de uma cidade e desenvolvimento de um ser vivo, diversos fatores globais tem afetado o seu estado e deste modo, alterando ciclos, volumes, a composição e a obtenção deste importante recurso hídrico.

1
Vista aérea da represa de Jaguari, parte do Sistema Cantareira, em Bragança Paulista (SP) (Foto: Nacho Doce/Reuters)

Especialistas afirmam que a crise da água expõe um cenário já esperado, pois a Terra passa por ciclos alternados entre secas e chuvas a cada 30 anos. Sendo que o atual começou em 2010 e que se segue até 2040, tendo grandes secas. Assim, são necessárias mudanças de hábitos. De acordo com Zuffo,especialista na área de recursos hídricos na Unicamp, nós não temos engenharia para resolver essas questões a curto prazo. Temos que nos adaptar e reduzir o consumo de 250 litros para 150 litros, ou ainda menos, de água por habitante. Em alguns países europeus o consumo não passa de 60 litros por pessoa. É preciso usar menos e tratar a água de forma que ela possa ser reutilizada. Tudo depende de tecnologia e novos hábitos.

Pelo cenário atual grandes companhias estão investindo bilhões de dólares em instalações para reutilização da água. A Ford, por exemplo, está implantando sistemas de reuso em suas montadoras de Pretória na África do Sul, Chennai na Índia, Chongqing na China e já tem planos para fazer o mesmo em outras seis fabricas espalhadas pelo mundo. No Chile as empresas de mineralização vão construir uma usina de dessalinização da água do mar, depois de tratada a água será transportada por mais de três mil quilômetros acima do nível do mar. Na Índia a Coca Cola teve que fechar uma de suas fábricas diante da absolta escassez de água.Segundo a Global Water Intelligencenos últimos dois anos centenas de empresas investiram cerca de 84 milhões de dólares em sistemas de captação, conservação e manejo de água em todos os continentes. E afirma que o homem está perdendo seus recursos hídricos numa escala alarmante em todo planeta e ainda acham que a água vai desaparecer em alguns pontos do planeta bem antes que o petróleo, das reservas, podendo acabar na metade desse século.

No Brasil apesar das grandes reservas de água também está sendo atingido pela seca, basta ligar a televisão que vemos as noticias de falta de água. A estiagem nos últimos anos atingiu o país de forma preocupante, pois coloca em risco o abastecimento de água e energia além da agricultura e navegação. De acordo com a ANA (Agencia Nacional de Águas) mostra que as bacias dos rios São Francisco, Grande, Jequitinhonha, Doce, Paraná, Paraíba do Sul estão com menos da metade do nível normal. No Brasil as chuvas foram 20 % menores do que a média.

Um holandês pensando sobre esse assunto criou uma solução inovadora, uma turbina eólica, que além de gerar energia produz água potável, ela tem tanques de água acoplados na haste, basicamente utiliza energia eólica para extrair água a partir do ar. A turbina aciona quatro compressores, o ar que entra é resfriado, a água que esta no ar se condensa e as gotas que se formam são coletas pelos tanques, a água então é mineralizada e pode ser utilizada para consumo humano ou para agricultura. Uma turbina é capaz de produzir cerca de 7500 litros de água por dia, para obter esse bom funcionamento a temperatura da região deve estar entre 15 e 45° C, e a umidade relativa do ar deve ser de 20 %, entre as principais vantagens do sistema está no baixo custo, emissão zero de gás carbônico e pode ser instalada em áreas remotas.

2

Turbina Eólica  http://tvcultura.cmais.com.br/materiadecapa/videos/materia-de-capa-mundo-sem-agua.

Vemos a preocupação mundial em torno desse assunto, assim a necessidade de diminuição do consumo, a necessidade de reuso e de novas tecnologias. Precisamos de pessoas qualificadas que possam ajudar na manutenção e melhor aproveitamento desse recurso. O reuso da água é umas das linhas de pesquisas da FZEA, e que o Engenheiro de Biossistemas é capaz de atuar. A tecnologia também é tratada nesse curso, juntamente com a sustentabilidade. O Engenheiro de Biossistemas possui em sua grade a disciplina de Geração e Eletricidade de Calor, aprendendo sobre diferentes formas de se gerar energia. Assim concluímos que esses engenheiros podem ser uteis para trabalhar em prol do nosso recurso mais precioso, a água.

Referências:

http://www.brasilpost.com.br/2015/01/21/agua-vai-acabar-sp_n_6514850.html

http://tvcultura.cmais.com.br/materiadecapa/videos/materia-de-capa-mundo-sem-agua.