O espírito de Engenheiro de Biossistemas

Por: Leonardo Magalhães, graduando em Engenharia de Biossistemas e Bolsista no Programa Aprender com Cultura e Extensão da USP. Orientado pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi

Vocês já devem ter ouvido alguma vez uma frase do tipo: essa pessoa tem espírito empreendedor, ou tal pessoa tem espírito aventureiro, já ouviram né? Mas, o que significa ter espírito de alguma coisa? Uma pessoa com espírito empreendedor seria aquela que tem muitas ideias e as coloca em prática, ou alguém que é resiliente e enfrenta desafios para colocar uma ideia de negócio, ou mesmo um projeto para funcionar. Mas, será que alguém teria um espírito de Engenheiro de Biossistemas ou algo do tipo? Olha posso dizer que existem sim várias pessoas ao longo da História que possuem esse espírito.

Como primeiro exemplo de espírito biossistemático podemos citar George Washington Carver, conhecem? Não, não é o ex-presidente americano. Carver era filho de escravos no Missouri (EUA), uma semana após seu nascimento foi sequestrado por saqueadores e depois recuperado por seus proprietários. Aprendeu a ler e escrever com sua “dona”, pois os negros não eram aceitos em escolas na época e depois continuou seus estudos por conta própria até obter um diploma de mestre no  Iowa State Agricultural College. Entre suas principais invenções está um sistema rotativo de cultivo que alternava a produção de amendoim, soja e batata-doce; contribuindo assim para aumentar a renda das famílias produtoras da região e melhorar a produtividade da lavoura e as condições do solo. Carver criava alternativas sustentáveis para a produção agrícola e acreditava que as inovações eram essenciais para a agricultura, tanto para facilitar a produção quanto para diminuir impactos ambientais e aumentar a produtividade. Carver desenvolveu projetos em diversas áreas, sendo um pesquisador multidisciplinar e não patenteava suas descobertas, pois acreditava que compartilha-las com todos era uma alternativa melhor.(Conheça mais sobre ele aqui).

Um exemplo mais recente é o jovem queniano Richard Turere. Richard tem apenas 13 anos, em sua tribo (os massais do Quênia, uma tribo muito pobre) os jovens dos seis aos doze anos são responsáveis por cuidarem do gado de suas famílias. A produção de gado é a principal atividade econômica dos massais, porém o ataque de leões prejudicava a produção causando mortes no rebanho e a tribo reagia matando os leões que são animais ameaçados de extinção na região. Mas, Richard teve uma ideia: os leões sentem medo de algo que produza luz e esteja em movimento. Então, por gostar muito de elétrica e eletrônica ele pensou em instalar lâmpadas que acendessem e apagassem automaticamente durante a noite. Essas lâmpadas são alimentadas por uma bateria antiga de carro e a bateria é carregada por uma placa solar. Depois da instalação das lâmpadas cessaram os ataques dos leões aos gados da família do Richard, por sua ideia Richard ganhou uma bolsa de estudos e fez um projeto que busca instalar o dispositivo para outras famílias de massais que agora não precisam mais matar os leões (veja a história completa aqui). Richard usou de seu conhecimento multidisciplinar (elétrica, eletrônica e comportamento animal) para fazer as pazes entre massais e leões, garantindo a produção de gado de sua família através de uma inovação sustentável.

Para darmos outro exemplo de uma característica passível de ser dada a um Engenheiro de Biossistemas, podemos usar a história do grande médico brasileiro Adib Jatene. O Dr. Jatene foi um pioneiro da cardiologia brasileira (uma das áreas de grande destaque internacional de nossa medicina), criando o primeiro coração-pulmão artificial do País e outras inovações. Para realizar essa invenção ele uniu-se a um toneiro mecânico e aprendeu a operar o torno, não apenas para criar o coração artificial como também para fazer reparos em equipamentos que apresentavam problemas no hospital, sempre trabalhou unindo as áreas de biologia com a mecânica e a sustentabilidade social. Um amigo disse que se Jatene não fosse médico seria o melhor advogado, o melhor engenheiro, o melhor marceneiro e o melhor torneiro mecânico. Jatene era um profissional multidisciplinar.  (Conheça mas da história do Dr. Jatene aqui).

Mas, vocês devem estar se perguntando: esse texto citou três pessoas como exemplo, nenhuma delas foi ou é Engenheiro de Biossistemas, elas possuem três profissões diferentes e como podem ter algo a ver com a Engenharia de Biossistemas? Assim como nem todo empreendedor necessita ter uma empresa ou um negócio, o espírito biossistemático não se restringe aos Engenheiros de Biossistemas. Perceberam as palavras em negrito na história de cada um deles? Inovação, sustentabilidade e multidisciplinar.  Alguém para possuir um espírito de Engenheiro de Biossistemas é uma pessoa que goste de inovações e seja inovadora, que esteja antenada nas últimas invenções criadas pelo mundo afora (internet, aplicativos, dispositivos móveis, drones, câmeras termográficas, robôs, sensores, e por ai vai). Que goste de exatas, de projetos e tecnologias e ao mesmo tempo una esse conhecimento com a biologia. Que busque a sustentabilidade ambiental, social e econômica. E que seja fundamentalmente multidisciplinar. Que ao mesmo tempo em que entenda de níveis subatômicos saiba entender a produção vegetal e animal, que ao mesmo tempo em que busque o aumento da produção agropecuária busque também o bem-estar dos animais de produção e dos seres-humanos, que saiba programar um sistema computacional e também entenda os ciclos naturais, ao mesmo tempo em que se conecte a um satélite possa entender dos impactos causados pela produção no meio-ambiente.

Portanto, ser um Engenheiro de Biossistemas é ser inovador, buscando inovar através de diversas disciplinas de áreas diferentes interconectadas (afinal no Mundo tudo se conecta) e garantindo a sustentabilidade plena em seu aspecto não apenas ambiental, como também social e econômico. Por isso, mesmo não sendo Engenheiros de Biossistemas diversas pessoas no Mundo e na História compartilham conosco nosso espírito biossistemático.

Saiba Mais: 

Biosystems Engineering for Agricultural Postharvest and Food Safety: Definitions

What is the Biosystems Engineering?

O primeiro Engenheiro de Biossistemas