Aconteceu na FZEA: Ascenda sua carreira

Por: Leonardo Magalhães, graduando em Engenharia de Biossistemas e Bolsista no Programa Aprender com Cultura e Extensão da USP. Orientado pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi

Na última quarta-feira (dia 29 de Abril), aconteceu na FZEA (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos) o primeiro Ascenda sua Carreira. Com o intuito de incentivar o empreendedorismo e trazer dicas à carreira profissional para os alunos da Faculdade, o evento contou com a participação de três palestrantes: José Assy (saiba mais aqui), Tio Flávio (conheça mais aqui) e Marc Kirst (veja uma das palestras do Marc aqui).

Três palestrantes diferentes em seus estilos, com iniciativas diferentes, mas que trouxeram basicamente a mesma mensagem: inovação e empreendedorismo não necessitam apenas de ideias, mas também de muita iniciativa e ação.

As três palestras trouxeram importantes dicas e motivações, mas para os Engenheiros de Biossistemas a primeira do dia proferida pelo José Assy foi especial. Tanto pela área de atuação da empresa fundada por ele, quanto pelo seu caráter inovador que tem um que de biossistemático (veja aqui quem mais possui um espirito biossistemático).  A ideia da empresa surgiu quando o Assy era representante de vendas de uma empresa de sementes e percebeu que no plantio ocorriam muitas falhas e sementes duplas (quando duas sementes são lançadas ao solo juntas trazendo prejuízos ao plantio). A ideia para resolver o problema parece simples, ele e sua equipe desenvolveram um disco de plantio com rampa que diminuía a ocorrência desses problemas. A ideia deu tão certo que em 2013 a empresa J. Assy Apollo Agrícola vendeu 1,5 milhões de peças e ele foi agraciado com o prêmio de Inovador do Ano pela FINEP.

E as inovações não pararam por aí, em 2014 a Empresa lançou na Agrishow um produto chamado Visão que monitora o dosador de sementes. Sua inovação reside no fato dele ser sem fio e não invasivo, o primeiro do Mundo desse tipo. Para testar as inovações a Empresa desenvolveu em seu centro de Pesquisa e Desenvolvimento uma esteira que simula o plantio, fazendo com que os testes sejam realizados na prática e não apenas em simulações computacionais. Olhando mais à frente nas áreas de atuação da Empresa a J. Assy tem investido também em estudos na área Bioquímica. Ou seja, a Empresa investe no desenvolvimento de tecnologias inovadoras, estudando e inovando em diferentes áreas (eletrônica, agronomia, bioquímica, computação), áreas essas que são multidisciplinares como a nossa Engenharia de Biossistemas. O Senhor Assy e sua equipe não conheciam a Engenharia de Biossistemas, mas com certeza eles possuem um espirito inovador e multidisciplinar bem característicos do nosso curso.

 Aos organizadores ficam os parabéns pelo evento, e que venham outras edições nos próximos anos.

Seja o primeiro a comentar