Conheçam a ASABE

Texto por: Leonardo Magalhães, graduando em Engenharia de Biossistemas e bolsista de Cultura e Extensão orientado pelo Prof. Dr. Fabrício Rossi

Vocês conhecem a ASABE? Todo Engenheiro de Biossistemas deveria conhecer um pouco dessa associação, pois foi nela que a Engenharia de Biossistemas foi concebida. A ASABE (American Society of Agricultural and Biological Engineers) anteriormente era chamada ASAE (American Society of Agricultural Engineers) e modificou oficialmente seu nome em 2005. Foi nessa sociedade que na década de 1960 se começou a discutir que a Engenharia Agrícola seria na verdade uma sub-área de uma Engenharia maior, a Engenharia Biológica, que buscaria compreender não apenas os aspectos internos de produção agrícola como também os externos (implementos, novas tecnologias, sustentabilidade, logística de transporte entre outros aspectos). Com a criação da primeira planta geneticamente modificada em 1985 (o tomate), o uso de satélites para o planejamento agrícola em 1994 e outras inovações anteriores e posteriores à essa época, os membros da ASAE perceberam que uma engenharia mais ampla já atuava na produção agrícola e que o nome da associação teria que ser modificado.

Foi com essas modificações que muitas universidades nos EUA e Canadá começaram a modificar o nome de seus cursos e departamentos de Engenharia Agrícola para Engenharia Biológica ou Engenharia de Biossistemas. Em 1990 a Universidade de Lincoln-Nebraska foi a primeira a realizar tal mudança, e a partir daí a Engenharia de Biossistemas foi ganhando espaço em diversos locais na América do Norte e depois na Europa.

O site da ASABE é um excelente lugar para se conhecer as últimas novidades da área de Engenharia de Biossistemas. Os membros do site possuem acesso à mais de 170 mil páginas de publicações da área, eventos, novidades além de congressos organizados pela Sociedade. É nesses congressos que as tendencias de estudos e inovações da Engenharia de Biossistemas são divulgados.

Se vocês quiserem se informar um pouco mais, conhecer mais da história do surgimento da Engenharia de Biossistemas, acessem o site da ASABE aqui. Assistam também o vídeo abaixo, com uma descrição do que é a Engenharia de Biossistemas na visão da ASABE. Segundo eles, nós somos os profissionais que ajudarão a salvar o mundo de algumas catástrofes como a fome e desastres ambientais.