Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas

bioeng-logo
Logo da Revista

Texto por: Leonardo Magalhães, bolsista de Cultura e Extensão no Portal Biossistemas sob orientação do Prof. Dr. Fabrício Rossi. Colaborou com o texto o Prof. Dr. Danilo Florentino Pereira

No meio acadêmico e cientifico uma das formas de divulgação das pesquisas realizadas é através de revistas especializadas. Assim, além dos pesquisadores obterem reconhecimento pelos seus esforços de pesquisa, as revistas dão a chance para que estudantes, professores, pesquisadores e interessados por determinada área tenham acesso a um conteúdo aprofundado de determinada área.

Na área da Engenharia de Biossistemas há a Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas. Segundo histórico publicado no site da própria Revista,  a BIOENG, foi idealizada pela Prof. Dra. Irenilza de Alencar Nääs e permaneceu lotada no Centro de Tecnologia (CT) da UNICAMP até 2009. A partir de 2010 a revista ficou lotada na Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) sob responsabilidade do Prof. Dr. Cláudio Bianor Sverzut com o auxílio da Prof. Dra. Daniella Jorge de Moura, Editor e Editora Associada respectivamente. Com a criação do curso de Engenharia de Biossistemas no campus de Tupã da UNESP, a revista passou a ser sediada nesta unidade, sob responsabilidade da Prof. Dra. Juliane Cristina Forti e do Prof. Danilo Florentino Pereira, Editor e Editor Adjunto, respectivamente. Entre 2007 e 2013, foram publicados 158 artigos distribuídos em números quadrimestrais. A partir de 2014 a revista passou a ter números trimestrais. A BIOENG “publica pesquisas em engenharia e ciências afins que representam avanços na compreensão ou modelagem do desempenho de sistemas biológicos”, é a única do tipo publicada atualmente na América Latina. Essa revista é publicada trimestralmente, os artigos são avaliados pelos pares e o acesso aos artigos é totalmente gratuito para facilitar a divulgação cientifica. As seções da Revista são:

• Agricultura e Zootecnia de Precisão
  • Agronegócio e Desenvolvimento
  • Biossistemas de Produção e o Meio Ambiente
  • Construções Rurais e Transportes
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Máquinas Agrícolas
  • Mecatrônica e Tecnologia da Informação
  • Modelagem Matemática de Biossistemas
  • Química e Bioquímica Aplicadas a Biossistemas
  • Tecnologias de Água e Solo
  • Tratamento de Resíduos e Efluentes

Para saber mais acesse: http://seer.tupa.unesp.br/index.php/BIOENG/index. Estudantes passem a acompanhar a BIOENG para ficar por dentro das pesquisas recentes nessa área, e professores e pesquisadores enviem seus artigos para publicação.

Bioeng Logo