Como as Empresas têm Crescido Aliando-se ao Desenvolvimento Sustentável

Texto por: Sara Helena Azevedo Cabral, bolsista de Cultura e Extensão no Portal Biossistemas sob orientação do Prof. Dr. Fabrício Rossi.

Livro2
Capa do livro lançado pela Fundação Espaço Eco (Foto: Divulgação/Espaço Eco)- revistagloborural.globo.com

Não é mais possível pensar em desenvolvimento sem remeter-se à palavra sustentabilidade. É exatamente esse o espírito que move os trabalhos realizados pela Fundação Espaço Eco (FEE), que comemora 10 anos com o lançamento do livro “Sustentabilidade que se mede: 10 anos gerando valor”.

A FEE trata-se de um centro de excelência em educação e gestão para a sustentabilidade através de metodologias científicas, criado por iniciativa da empresa Basf, empresa química alemã, sem fins lucrativos e de reconhecimento internacional. Nesses dez anos de existência a entidade vinculada a projetos de desenvolvimento sustentável já se aliou a mais de 20 empresas de grandes marcas, 23 cooperativas agrícolas e mais de 20 organizações de diversos setores.

A fundação empenha-se na criação de soluções e métodos de melhoria e tecnologia para o desenvolvimento dos processos, de forma mais defensiva possível ao meio ambiente. Com essa parceria entre as empresas e a associação, acredita-se no estímulo à inovação e no desenvolvimento contínuo das empreendedoras (produtos e serviços), incentivando a minimização dos impactos ambientais e a utilização dos recursos naturais de modo mais consciente. “Transferir conhecimento” e “educar para a sustentabilidade” são os dois pilares em torno dos quais giram as ideias e programas de parcerias entre empresas e a FEE.

Em comemoração aos 10 anos, a FEE lançou o livro “Sustentabilidade que se mede: 10 anos gerando valor”,o qual traz dez nomes de grandes empresas que se uniram em projetos de desenvolvimento sustentável e compartilha as experiências destas, relatando seus sucessos. “Nesses 10 anos, foi possível notar o amadurecimento das empresas no entendimento de como a sustentabilidade se conecta com seus negócios. Estamos satisfeitos por poder colaborar com o debate sobre sustentabilidade usando metodologias científicas para medir e avaliar os resultados. Ao lado de clientes e parceiros estamos contribuindo para que as empresas e os consumidores possam tomar as melhores decisões e escolher as soluções mais sustentáveis”, afirma Roberto Araújo, diretor-presidente da Fundação.

Entre os nomes das dez empresas estão Basf, Braskem, Cooxupé, Embrapa, Fibria, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), Instituto do PVC, NCBA, Sementes Condessa e SLC Agrícola, as quais estiveram engajadas em projetos como desenvolvimento de análises, estudos sobre sustentabilidades na cadeia produtiva e em sistemas integrados, análises do ciclo de vida dos produtos, ecoeficiência do sistema de logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas e busca de excelência nas produções.

A organização tem destinado toda a receita obtida de seus trabalhos no financiamento de estudos, pesquisas e ações sociais.  A forma de manejar os recursos e aplicar o conhecimento para a otimização dos diversos sistemas produtivos é um campo de extrema importância e premência mundial. Além de serem cada vez mais necessárias pessoas envolvidas com esse tipo de parcerias, que busquem o estímulo à inovação sustentável, rumo à total abrangência dos métodos de produção de qualquer área, colocando como prioridade máxima a preservação ambiental. A engenharia de biossistemas é, indubitavelmente, uma área promissora para completar e alavancar esse processo de contínuo avanço tecnológico, melhorias sociais e priorização do cuidado ambiental e com recursos naturais.

Fontes: