Curso de Engenharia de Biossistemas da USP tem novo Coordenador

Texto por Sara Cabral, bolsista do Programa Aprender com Cultura e Extensão e orientada do Prof. Dr. Fabrício Rossi

No último mês de junho, na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA/USP) em Pirassununga, os professores Fabrício Rossi e Caio Eduardo de Campos Tambelli foram eleitos, respectivamente, como coordenador e suplente de coordenador do curso de Engenharia de Biossistemas.
20160727_085008
Prof. Dr. Fabrício Rossi – Coordenador do Curso de Engenharia de Biossistemas

As CoCs são vinculadas à Comissão de Graduação da Unidade responsável pelo oferecimento do curso. Segundo a Resolução CoG 5500/2009 são atribuições da CoC:
I – coordenar a implementação e a avaliação do projeto político pedagógico do curso considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares vigentes e, no caso de cursos de licenciatura, o Programa de Formação de Professores da Universidade;
II – encaminhar propostas de reestruturação do projeto político pedagógico e da respectiva estrutura curricular (disciplinas, módulos ou eixos temáticos) à CG da Unidade à qual o curso ou habilitação está vinculado, ouvidos, quando for o caso, os Departamentos;
III – coordenar o planejamento, a execução e a avaliação dos programas de ensino/aprendizagem das disciplinas, módulos ou eixos temáticos;
IV – elaborar a proposta de renovação de reconhecimento do curso;
V – analisar a pertinência do conteúdo programático e carga horária das disciplinas, módulos ou eixos temáticos, de acordo com o projeto político pedagógico, propondo alterações no que couber;
VI – promover a articulação entre os docentes envolvidos no curso ou habilitação com vistas à integração interdisciplinar ou interdepartamental na implementação das propostas curriculares;
VII – acompanhar a progressão dos alunos durante o curso ou habilitação, propondo ações voltadas à prática docente ou à implementação curricular, quando for o caso;
VIII – propor à CG alterações do número de vagas do curso ou habilitação, ouvidos, quando for o caso, os Departamentos envolvidos;
IX – submeter a proposta global do respectivo currículo à CG da Unidade, à qual o curso ou habilitação está vinculado;
X – outras funções que lhe forem atribuídas pelo CoG ou que lhe forem delegadas pela CG da Unidade responsável pelo oferecimento do curso ou habilitação.

Segundo o professor Fabrício Rossi, dentre os principais focos da nova coordenação, estão: – a elaboração de proposta para renovação do reconhecimento do curso; – o cadastro do curso de Engenharia de Biossistemas no sistema CREA/CONFEA; – a reestruturação do projeto político pedagógico (PPP) e da respectiva estrutura curricular.

As ações que a nova coordenação vem planejando para o mandato, que vigorará por dois anos, estão divididas em três frentes: a primeira delas é alusiva aos ingressantes, sendo necessária uma maior divulgação da Engenharia de Biossistemas, a fim se elevar a procura dos vestibulandos pelo curso; a segunda frente trata dos alunos atualmente na graduação, para isto está sendo realizado um diagnóstico do curso para se conhecer a a realidade acadêmica dos alunos e encontrar soluções aos principais problemas enfrentados por eles e a terceira frente de ação do planejamento refere-se à questão do mercado de trabalho para o Engenheiro(a) de Biossistemas(a), sendo necessário que as empresas e a comunidade conheçam a profissão e, assim, ela possa continuar a ser aceita no mercado. “A ideia é abrir à participação dos docentes, dos alunos e dos egressos, no planejamento do curso de Engenharia de Biossistemas”, afirma Rossi. Para tanto, a nova coordenação realizou uma reunião com os alunos no dia 5 de agosto, solicitando apoio e participação na busca de meios capazes de aprimorar a formação, diminuir o tempo de graduação e melhorar o processo ensino-aprendizagem.

Tendo em vista toda sua experiência de trabalho na CoC, Fabrício afirma ter consciência dos desafios e oportunidades que o curso de Engenharia de Biossistemas ainda enfrenta, tanto pelo fato de ser um curso recente no Brasil, quanto pelo problemas políticos e econômicos pelo que o país passa. Ele afirma visualizar o atual contexto como momentos de oportunidades: “Os momentos de crise são os momentos de oportunidades. Isso é extremamente interessante, em certo ponto de vista, ao Engenheiro de Biossistemas, que é um profissional que tem uma ampla formação e com isso consegue enxergar propostas em diferentes áreas para a melhoria dos sistemas produtivos”.

Prof. Dr. Caio E. C. Tambelli Suplente de coordenação do Curso de Engenharia de Biossistemas
Prof. Dr. Caio E. C. Tambelli – Suplente de coordenação do Curso de Engenharia de Biossistemas

A nova coordenação também agradece ao Professor Dr. Celso Oliveira, ex-coordenador do curso de Engenharia de Biossistemas, e seus suplentes na coordenação, o  Prof. Dr. Andrés Vercik (2010-2012) e o Prof. Dr. João Adriano Rossignolo (2012-2014). O Prof. Celso participou da proposta de criação do curso e foi coordenador da CoC EB durante três mandatos consecutivos.